Campanha Nacional Contra o Câncer de Pele será realizada em Tangará
A dermatologista e organizadora da campanha em Tangará, Andrea Saad, explica que os atendimentos serão destinados as pessoas do município e outras cidades que fazem parte do Consórcio Municipal de Saúde, que apresentam lesões sugestivas ao câncer de pele. Segundo a dermatologista as pequenas cirurgias serão agendadas por ela e realizadas aqui mesmo. Já as de grande porte com maior gravidade, serão encaminhadas para Cuiabá. O cirurgião dermatológico responsável será o médico Edson Martins. O coordenador geral da campanha no Estado é o dermatologista Roque Rafael Neto. Conforme Andrea, o evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde. Em Tangará a Secretaria Municipal de Saúde cedeu o espaço para realização da campanha e a Unemat, a equipe de alunos e professores que estarão auxiliando no evento.
SAIBA MAIS - O câncer da pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, teremos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares; o mais perigoso é o melanoma.
A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. Ela se concentra nas cabines de bronzeamento artificial e nos raios solares. O carcinoma basocelularé o tipo mais freqüente, e representa 70% dos casos. É mais comum após os 40 anos, em pessoas de pele clara. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição solar acumulativa durante a vida. Apesar de não causar metástase, pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo até cartilagens e ossos. Já o carcinoma espinocelular é segundo tipo mais comum de câncer da pele, pode se disseminar por meio de gânglios e provocar metástase. Entre suas causas, estão a exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada, tabagismo, exposição a substâncias químicas com arsênio e alcatrão e alterações na imunidade.
O melanoma é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce. É mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível. Normalmente, inicia-se com uma pinta escura.
Comentários