Total de cheques fraudados cai 13% no País
Do total de cheques emitidos em setembro, apenas 0,13% correspondem a cheques fraudados, uma queda de 13,33% em relação ao mês de agosto e de 7,14% quando comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo.
Apesar da redução nas fraudes, a empresa alerta para as festas comemorativas de final de ano e pede atenção aos lojistas.
"Com o comércio cheio, fica mais difícil fazer a verificação correta na hora do recebimento dos pagamentos. Todos devem se lembrar que qualquer descuido nessa hora, pode acarretar prejuízos no final do mês", alerta José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.
"Para os pagamentos com cheques algumas medidas de prevenção podem ser utilizadas pelos lojistas como fazer a conferência da assinatura e da foto do documento de identificação; não aceitar cheques de terceiros e não aceitar cheque com valor diferente da compra", complementa Neto.
No ranking por Estado, São Paulo foi o líder na emissão de cheques fraudados em setembro com 0,30%, seguido pelo Espírito Santo (0,23%), Rio de Janeiro (0,19%) e Minas Gerais (0,10%). A Bahia, que havia ficado entre os três primeiros no mês passado, diminuiu 68,18% em
Comentários