Repórter News - reporternews.com.br
Brunetto indica uma Delegacia da Mulher para Alta Floresta
O deputado Ademir Brunetto (PT) indicou a Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP, a implantação de uma Delegacia da Mulher no município de Alta Floresta.
O pedido chegou por intermédio dos vereadores Reinaldo de Souza "LAU" (PSD) e Rogério Colicchio (PT), sobre a necessidade da implantação da Delegacia urgentemente. De acordo com eles as ocorrências que correspondem ao crime da Lei Maria da Penha são as que mais têm aumentado no município nos últimos anos, além disso, o maníaco denominado pela sociedade como o "tarado da moto preta" não foi preso, deixando a população apreensiva com possíveis novos ataques as mulheres e jovens da cidade.
Apresentando ao deputado uma carta da Associação de Moradores do Jardim Araras e do Coletivo de professoras da Escola Estadual Dom Bosco e cópias de algumas matérias jornalísticas, com casos de violência doméstica em Alta Floresta, os vereadores argumentaram a necessidade do pleito.
Segundo Lau, entre os delitos mais apontados estão: espancamentos, violência sexual e homicídios.”O município se desenvolveu muito, apesar que homens violentos existam em qualquer lugar , mas não podemos negar que infelizmente as agressões aumentam junto com o crescimento da cidade”, avaliou o vereador.
Endossando a palavras de Lau, o vereador Colicchio acredita que a construção da Delegacia trará maior segurança á população feminina do município e região, pois terão um lugar preparado com profissionais capacitadas para poder atender as denúncias.
Brunetto elogiou a iniciativa dos vereadores e ressaltou a necessidade de apoiar ações que lutam contra a impunidade nos casos de agressões contra as mulheres e adolescentes.
O deputado que tem como base o município de Alta Floresta acredita que passou da hora a instalação deste tipo de Delegacia no município e acha que o pedido será analisado com maior evidência pelo Secretário da Sesp, Alexandre Bustamante, após análise do material anexado junto à indicação.
O parlamentar lembrou que as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, já completaram mais de 25 anos de funcionamento no país. Elas realizam ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal, em defesa da Lei Maria da Penha. Entre as ações, cabe citar: registro de Boletim de Ocorrência e do termo de representação, solicitação ao juiz das medidas protetivas de urgência nos casos de violência doméstica contra as mulheres.
Para ele, a vantagem de uma Delegacia especializada é que a mulher sente-se encorajada em denunciar, diferente de uma delegacia comum, normalmente chefiada por homens e fazendo com que muitas sintam-se constrangidas em relatar as agressões. “Neste tipo de ambiente as mulheres recebem atenção especial, sentem-se apoiadas e protegidas.
Além das policiais estarem aptas a tratar destes assuntos, elas vão encorajar aquelas que não delatam com medo de represálias”, destacou Brunetto.
“Além do maior respaldo, com a Delegacia da Mulher estaremos proporcionando proteção à integridade física e protegendo as mulheres contra possíveis novas agressões, dando lhes a oportunidade de viver com mais dignidade”, avaliou o deputado acrescentando que “uma delegacia desse tipo já impede grande parte de casos de reincidências”.
Brunetto em sua justificativa expôs também que a violência contra a mulher não escolhe cor, raça, nível social, econômico ou cultural e não tem hora, dia ou local para acontecer, geralmente vem acompanhado de aliados como a noite, às quatro paredes, o alcoolismo e o uso de drogas.
“É difícil avaliar as causas que levam um agressor a cometer um crime deste tipo, mas a verdade que os motivos refletem na triste realidade dos desajustes de homens que não possuem estrutura emocional, ou porque sofreram abusos da infância, ou foram criados em lares violentos, ou até mesmo por possuir uma índole cruel por natureza” mencionou.
Conforme a expectativa do o parlamentar petista, após um estudo de viabilidade a Sesp poderá ajuizar a necessidade de implantação da Delegacia no município de Alta Floresta assegurando a tranquilidade da população feminina vitima de violência do município e da região, através de investigação, prevenção, repressão dos delitos praticados e auxílio às mulheres agredidas.
Fonte:
Assessoria de Gabinete
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17112/visualizar/
Comentários