Seduc debate fortalecimento da gestão democrática nas escolas
O fortalecimento da democratização da gestão das escolas entra em debate nos dias 21 e 22 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Neste período, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) irá realizar o evento “Capacitação dos Representantes dos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar (CDCE): Fortalecendo sua Atuação”.
Esta capacitação deve reunir cerca de 300 participantes, entre os membros do CDCE e técnicos e dirigentes da Superintendência de Gestão Escolar da Seduc. De acordo com a superintende de Gestão Escolar, Catarina de Arruda Cortez, o evento tem como público alvo os membros dos conselhos das escolas de Cuiabá e Várzea Grande. Entre fevereiro e julho de 2009, a capacitação deve se repetir nos demais pólos da secretaria.
Conforme Catarina, a eleição de diretores das escolas, por exemplo, é uma das medidas para se garantir a gestão democrática nas escolas. Mato Grosso é um dos pioneiros e um dos nove Estados que têm essa política de gestão implantada. “Mas, como não se pode garantir que o eleito não será autoritário, na verdade, é a efetivação dos conselhos que pode de fato consolidar a gestão democrática nas escolas”, afirma a superintendente. Os CDCEs têm a participação, voluntária, da comunidade escolar: professores, corpo técnico-administrativo, alunos e pais e mães de alunos.
A programação de abertura do evento prevê uma fala do secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes e o lançamento do caderno “Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar: a Importância de sua Atuação na Construção da Gestão Democrática”. Ainda pela manhã haverá uma palestra com a consultora do Ministério da Educação, Ignez Navarro. Ele irá falar sobre o tema “CDCE: Instância de Fortalecimento da Gestão Democrática”. No período da tarde, os participantes vão debater o caderno lançado pela manhã, sob a coordenação da professora doutora Lindalva Maria Novais Garske.
No dia 22, o evento continua com a mesma programação do dia anterior. No encerramento, à tarde, será anunciado o resultado do diagnóstico sobre o caderno e assinada uma “Carta Compromisso”. Além da professora Lindalva, o trabalho terá também a coordenação de Catarina Arruda Cortez e da secretária adjunta de Políticas Educacionais, Rosa Neide Sandes de Almeida.
Comentários