Crise já eleva número de cheques devolvidos
O mês de setembro registrou um volume 2.141.183 de cheques devolvidos, provocando um aumento de 7,62% em relação a agosto de 2008. Ao contrário dos últimos meses, o volume de cheques devolvidos aumentou 4,13% quando comparado a setembro de 2007, tendo como principal fator a crise das bolsas mundiais que causou o aumento da taxa de juros para financiamentos.
Os dados foram anunciados hoje, pela Equifax, líder mundial no fornecimento de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, Segundo Alcides Leite, coordenador do Centro do Conhecimento Equifax, o aumento do volume de cheques devolvidos em setembro em comparação com o mês anterior foi resultado dos primeiros efeitos da crise financeira internacional e o maior número de dias úteis no mês.
"Com a redução da liquidez no mercado financeiro, os juros cobrados pelos bancos para as diversas linhas de crédito aumentaram significativamente nas últimas semanas. Isso levou a um encarecimento do financiamento e um maior comprometimento do orçamento com despesas financeiras", explica o especialista. Alcides destaca que as turbulências no mercado financeiro ainda gerarem efeitos negativos nos indicadores de inadimplência dos próximos meses. Porém, o adiantamento do 13º salário e a queda da inflação podem atenuar esses efeitos.
Comentários