Em votação na Internet, mundo elege Barack Obama
E se o mundo pudesse votar?
If the world could vote? é um site criado por três islandeses (o "pai da idéia" tem 22 anos) para descobrir como seria o resultado das eleições nos Estados Unidos se todos os habitantes do planeta pudessem decidir entre John McCain e Barack Obama. Mais de 275 mil internautas já deixaram suas opiniões.
Entre os terráqueos - norte-americanos ou não -, até o momento mais de 87% dos votantes dão vitória ao democrata Barack Obama, contra 13% do republicano McCain. No site, é possível ver um gráfico indicando como votaram os cidadãos de cada país.
Brasileiros, que sempre estão atentos a fenômenos da internet - basta notar que eles são maioria entre os usuários do orkut, por exemplo - também participam ativamente da campanha. Mais de 11 mil já declaram seus votos (dos quais 85% a Obama). É o quinto país que mais participação teve.
Em primeiro lugar, vêm os próprios americanos, com mais de 87 mil votos (82% para Obama). Em seguida, entre os maiores participantes, estão Portugal (21 mil votos, 93% para Obama), Finlândia (17 mil votos, 92% a Obama) e Canadá (15 mil votos, 89% a Obama).
Os países que dão maior porcentagem a McCain - mesmo sem chegar à vitória - são Albânia, Azerbaijão, República Tcheca, Israel, Macedônia, Venezuela e Paquistão. Os números, claro, não têm valor científico - até porque o acesso à internet em todos os países do mundo é um privilégio a que nem todos têm acesso -, mas mostram que, pelo menos entre os que acessaram o site, Barack Obama seria eleito presidente dos Estados Unidos.
Comentários