Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 17 de Outubro de 2008 às 10:04

    Imprimir


A crise financeira internacional já afeta importantes investimentos em infra-estrutura no país. A pedido de empresários que estão com dificuldade para obter financiamento, a Agência Nacional de Energia Elétrica analisa a hipótese de adiar, por até 30 dias, o leilão da linha de transmissão que levará a energia das usinas do rio Madeira (Santo Antônio e Jirau), em Rondônia, para os centros de maior consumo do país, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

O leilão estava marcado para o dia 31 deste mês, na Bolsa de Valores do Rio. A Aneel concorda em adiá-lo, desde que a linha de transmissão esteja pronta quando a energia das usinas começar a ser gerada. Juntas, as usinas do Madeira poderão gerar até 6.450 MW (megawatts), mas essa energia só poderá ser usada se a linha de transmissão for concluída.

A linha tem 2.450 quilômetros e liga Porto Velho (RO) a Araraquara (SP). Pelas metas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), deverá ser inaugurada até o final de 2011. O investimento previsto é de R$ 7,2 bilhões. A agência poderá tomar a decisão de adiar o leilão na próxima terça-feira.

De acordo com os consórcio vencedor da hidrelétrica de Santo Antônio (Odebrecht/ Furnas), a usina deverá começar a gerar energia em maio de 2012, sete meses antes do prazo previsto no contrato de concessão. Toda a energia gerada antes do prazo contratual poderá ser comercializada no mercado livre (onde grandes consumidores compram energia) a preços mais altos do que os que serão oferecidos ao mercado cativo (distribuidoras de energia).

Pelo projeto original, a geração começaria em dezembro de 2012, com a entrada em funcionamento de 2 das 44 turbinas da usina.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171338/visualizar/