Obama ganha de McCain em 13 pesquisas nacionais, afirma site
Treze pesquisas realizadas com eleitores americanos de todo o país nos últimos dois dias colocam o senador democrata Barack Obama na frente do colega republicano John McCain na disputa pela Casa Branca. A vantagem varia de três a 14 pontos percentuais, conforme os dados do site Real Clear Politics.
O site compilou, apenas ontem, sete pesquisas de intenção de voto nacionais. Os extremos ficam por conta da pesquisa IBD/TIPP, que atribui 45% dos votos para Obama e 42% para McCain --uma diferença de três pontos percentuais--; e da CBS News/New York Times, que dá 53% para Obama e 39% para McCain --diferença de 14 pontos.
Nesta quarta, foram seis pesquisas. Os extremos --mais modestos que os de ontem-- ficaram com a Reuters/C-Span/Zogby, que dá 48% da preferência a Obama e 44% a McCain --quatro pontos de diferença--; e com a Ipsos/McClatchy, que atribuiu 48 % a Obama e 39% a McCain --nove pontos de diferença.
Os resultados consolidam a vantagem de Obama nas pesquisas, tendência reforçada desde o agravamento da crise financeira nos EUA.
No que diz respeito ao Colégio Eleitoral, Obama também está na frente. O levantamento é importante porque, nos EUA, as eleições são indiretas, e os delegados do Colégio Eleitoral são os reais responsáveis pela escolha do novo presidente. Cada delegado pertence a um Estado e tende a votar em consonância com a maioria dos eleitores daquele Estado.
De acordo com pesquisas de intenção de voto realizadas Estado a Estado compiladas pelo Real Clear Politics, Obama possui atualmente 286 votos no Colégio Eleitoral --mais que os 270 mínimos-- e McCain, 158. Outros 94 votos pertencem aos Estados indecisos --Flórida, Nevada, Missouri, Virgínia Ocidental, Indiana, Ohio e Carolina do Norte.
Comentários