Rede de spam enviava até 10 bilhões de mensagens por dia
Depois de desmantelar uma rede criminosa internacional suspeita de ser responsável por um terço de todo o spam que circula na Internet, a Comissão Federal de Comércio (FTC, em inglês) divulgou mais detalhes do grupo conhecido como HerbalKing, que atuava mundialmente há anos.
O grupo era liderado pelo neo-zelandês Lance Atkinson e pelo norte-americano Jody Smith, acusados de enviar spams com ofertas de drogas ilegais e medicamentos falsos. "Os acusados recrutavam spammers em todo o mundo para enviar bilhões de e-mails indesejados", disse a FTC em um comunicado. "Eles contavam com participantes na Austrália, Nova Zelândia, China, Rússia, Canadá e Estados Unidos."
Cerca de 35 mil computadores invadidos eram usados para compor uma botnet - ou rede de computadores zumbis - que enviava até 10 bilhões de mensagens por dia. Segundo o Guardian, cerca de três milhões de reclamações foram feitas sobre essas mensagens.
O Guardian afirma que a organização HerbalKing opera desde 2005, e que foi a quadrilha de spam mais produtiva da web no ano passado.
As autoridades alertam que os métodos enganadores do spam têm se aprimorado ultimamente. Steve Baker, da FTC, disse à Associated Press que estes sites agora são construídos de modo profissional. "Há alguns anos eles eram identificáveis porque tinham uma aparência de mau gosto e eram cheios de erros ortográficos, mas isso não é mais verdade".
Comentários