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Tecnologia
Quarta - 15 de Outubro de 2008 às 13:37

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As vendas de PCs ultraportáteis alavancaram a comercialização mundial de computadores no terceiro trimestre deste ano, fazendo com que o mercado crescesse 15% no período, em relação ao ano passado, com um volume de 80,6 milhões de unidades. Segundo o instituto Gartner, as vendas desse tipo de máquina tiveram desempenho significativo na Europa, Oriente Médio e África, apesar da crise financeira internacional.

A classe dos ultraportáteis tem ganhado força nos últimos meses, com preços relativamente baixos. Esses computadores são voltados a tarefas básicas e acesso à internet. Eles têm como principais características dimensões reduzidas (como a de um livro), tela que vai de sete a dez polegadas e menos de 2 kg (às vezes não chega a 1 kg) de peso.

"O segmento de mini-notebooks registrou um forte crescimento no mercado global, movido pelo forte crescimento na Europa, Oriente Médio e África", afirma Mika Kitagawa, analista da Gartner.

Prova disso é que, pela primeira vez desde a fusão com a Compaq, a HP perdeu a liderança nessas regiões --a Acer, que tem participação mais forte nos ultraportáteis, ficou com a posição.

"A companhia [HP] sofreu impacto por uma entrada menor no segmento de mini-notebooks, perdendo a primeira posição nessas regiões", diz a Gartner, em nota.

Levando em conta todas as classes de PCs, essas regiões tiveram alta de 25,9% em relação ao ano passado, chegando a 28,8 milhões de unidades.

Abaixo da média

De acordo com a empresa de pesquisa, a crise chegou de fato ao mercado norte-americano durante o terceiro trimestre. As vendas de PCs nos Estados Unidos cresceram 4,6% no período, em relação ao mesmo trimestre do ano passado --o volume foi de 17,35 milhões de unidades.

O índice ficou abaixo das expectativas, já que o mercado costuma se beneficiar da volta às aulas no país nessa época do ano, o que acabou não acontecendo.

"O mercado corporativo sofreu o maior impacto pela crise econômica. O mercado residencial viu uma desaceleração definitiva depois de trimestres de forte crescimento", diz Kitagawa.

Na América Latina, as vendas chegaram a 7,3 milhões de computadores no terceiro trimestre, uma alta de 13,2% na comparação com o ano passado.

As vendas de PCs móveis foram responsáveis por 28% das vendas, contra 21% em 2007. Para a empresa de pesquisa, isso indica que laptops e similares estão "se tornando o primeiro computador para um crescente número de resistências e a plataforma preferida para alguns negócios".





Fonte: Folha Online

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