Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Outubro de 2008 às 11:12

    Imprimir


Embora o segmento social da 'melhor idade' seja considerado um nicho de mercado, a desinformação dos idosos sobre as vantagens que têm nos pacotes turísticos para passeios e viagens e em função disso, a pouca procura, não estimula as agências de viagens a concederem descontos para grupos da melhor idade.

O Ministério do Turismo desenvolve o programa “Viaja Mais Melhor Idade”, que oferece diversas vantagens para o segmento social da melhor idade, sobretudo, pensionistas e aposentados ao turismo, de forma exclusiva e organizada. Dentre essas vantagens estão os pacotes turísticos que incluem transporte, hospedagem e passeios com condições especiais, que chegam a somar até 50% de custos reduzidos.

O projeto reúne muitas vantagens para o turismo nacional. A primeira é a inclusão digital, pois o portal que auxilia na divulgação dos meios de hospedagem é uma ferramenta gratuita, desenvolvida pelo Sebrae e Ministério do Turismo. A segunda vantagem é o melhoramento do equilíbrio de mercado e o incentivo ao turismo interno. E, por fim, como objetivo principal, proporciona a inclusão social dos idosos, lhes proporcionando um melhor aproveitamento da terceira idade.

Essa iniciativa estimula e promove também, viagens a determinados grupos de consumidores com renda insuficiente, ou a aqueles, que por motivos diversos, têm suas possibilidades de lazer limitadas. O programa, que foi lançado em setembro de 2007, já tem cerca de 1,6 mil meios de hospedagem cadastrados e recebe mais de 10 mil acessos diários na internet. No Brasil, o turismo para idosos, tende a crescer a cada ano, devido ao aumento da expectativa de vida e pela maior conscientização da importância da atividade física e do lazer para se ter uma vida melhor.

MATO GROSSO

Em Mato Grosso, a maioria das agências e operadoras de turismo têm pouco conhecimento sobre o 'Viaja Mais', além dos números de hotéis não corresponderem às exigências do programa. Em Cuiabá, somente a 'Viajem Terra Turismo' faz parte do projeto. Outro problema é o pequeno número de empresas credenciadas e a falta de pacotes promocionais das operadoras de turismo para a terceira idade, o que poderia estimular a procura.

Segundo a presidente da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade do Estado de Mato Grosso (ABCI-MT), cuja sede está instalada anexa à Sedtur-MT, Anita Caporossi, a única forma de se conseguir descontos nos pacotes para terceira idade em Cuiabá é a comparação de preços entre as agências de turismo, ou através do estatuto da ABCMI-Nacional, que obtém 5% de desconto no valor total dos pacotes turísticos, mas somente para os associados.

Segundo as agências e as operadoras de turismo mato-grossenses, o que falta é o interesse dos idosos pela procura de pacotes, e uma freqüência dessa procura, o que não certifica o desconto de imediato a este segmento, porém, pode estimular a criação de promoções por parte das agências. Há interesses dessas agências em fazer descontos em pacotes para grupos de idosos interessados em passeios turísticos, assim como é feito para outros segmentos, o que não ocorre quando os pedidos são feitos individualmente.

O estatuto do idoso, capítulo 5 (art. 40), assegura no sistema coletivo de transporte interestadual: I – a reserva de 2 (duas) vagas gratuitas por veículos para idosos com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-míninos; II – desconto de 50% (cinqüenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, para os idosos que excederam as vagas gratuitas, com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários-mínimos.





Fonte: Sedtur-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171617/visualizar/