Lan houses atrapalham rendimento dos estudantes
Em Cuiabá, diretores de escolas e especialistas em educação estão preocupados com jovens que saem das escolas e vão para Lan Houses. Muitos estudantes estão perdendo o rendimento e até se ausentando da sala de aula para ficar nestes estabelecimentos.
Segundo o Juizado da Infância e Adolecência, a distância entre a Lan Houses e a escola não pode ser inferior a 400 metros. A fiscalização é feita pelo Juizado de Infância.
Classificação
Os estabelecimentos com acesso à internet devem ser classificados da seguinte forma:
Tipo 1: veiculação livre;
Tipo 2: inadequado para menores de 12 anos;
Tipo 3: inadequado para menores de 14 anos;
Tipo 4: inadequado para menores de 18 anos;
Segundo o dono de uma Lan House, Marcos Kellel Faria dos Anjos, muitas vezes são os próprios pais que levam os filhos à Lan House. "Muitos pais deixam crianças de 10 anos virem, com horário livre, deixando autorização e depois voltam para buscá-los".
Já na opinião do diretor de escola José Donizete, os alunos demoram para chegar em casa devido ao tempo que permanecem em Lan Houses. "Há uma preocupação por parte da escola uma vez que a família não sabe onde estão seus filhos", afirma o diretor. Ele diz que é possível perceber que as Lan Houses interferem na freqüência e no desenvolvimento de seus alunos.
A psicopedagoga Glaucia Cristina confirma o quanto a questão é prejudicial. "Percebe-se que, quanto maior o tempo que o adolescente permanece na Lan, a atividade que deveria ser lúdica passa a ser compulsiva. Em decorrência disso há uma evolução do tempo que o jovem dedica aos jogos, e uma queda no processo de dedicação a notas e atividades escolares", complementa.
Multa para quem não cumprir a determinação
Segundo o Coordenador da Inspetoria do Juizado na Infância em Cuiabá, Marcus Rogério Pereira, a Lan House que não cumprir a determinação da distância mínima de 400 metros da escola pode ter que pagar uma multa de 3 a 20 salários mínimos. Em caso de reincidência, essa multa pode ser dobrada.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (65) 3653-1109.
Comentários