Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 07 de Outubro de 2008 às 16:50
Por: Luciane Mildenberger

    Imprimir


Em reunião com o segmento empresarial de Mato Grosso, nesta terça-feira (07.10), o governador Blairo Maggi fez um breve relato sobre os principais apontamentos da reunião do Conselho Político ocorrida ontem, em Brasília (DF), na qual ele participou como presidente de Honra do Partido da República (PR), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Fazenda, Guido Mantega, do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e de líderes e presidentes dos partidos aliados.

O governador fez questão de passar tranqüilidade e serenidade aos empresários mato-grossenses sobre a crise internacional, e disse que a posição do Governo Federal é de que a economia brasileira está sólida e o Brasil está preparado para enfrentar as turbulências externas. “A equipe econômica do Governo Federal está antenada com os problemas lá fora e a crise não deve afetar o nosso país na mesma dimensão que afetará a economia americana e européia”, tranqüilizou Maggi, ao enfatizar que a macroeconomia brasileira está indo bem.

Segundo Maggi, a crise é de confiança, estando muito localizada nos mercados financeiro e de capitais, não atingindo ainda a economia real, por mais que a agricultura, por exemplo, já esteja sentindo falta de crédito. No entanto, disse ele, o Governo Federal está irrigando esses setores e tomando decisões pontuais, à medida que elas forem necessárias. Em resumo, avaliou o governador, “em 2008 estamos passando por algumas turbulências e os efeitos são imediatos. A economia vai continuar crescendo, mas o ritmo para o próximo ano poderá não ser o mesmo”, afirmou.

A previsão do Ministério da Fazenda é que neste ano o crescimento será de 5%, mas em 2009, cairá entre 4% e 4,5%. “No ano que vem a ‘crista da onda’ deve ter passado e o crescimento voltará à normalidade. Saí da reunião bem mais tranqüilo do que fui, já que a equipe econômica deixou claro aos aliados que os problemas são localizados. Também informaram que não haverá pacote e que estão atentos o tempo todo. Portanto, temos que manter a vigilância e a tranqüilidade”, concluiu o governador.

O objetivo da reunião desta terça-feira com os empresários, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, foi socializar as mudanças procedimentais no âmbito da receita tributária, visando a dar celeridade no trânsito de mercadorias sem prejuízo à arrecadação estadual.





Fonte: Sefaz-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171954/visualizar/