Repórter News - reporternews.com.br
Arquiteta tem projeto selecionado
A arquiteta cuiabana Raquel Moussalem Apolônio, de apenas 27 anos, foi uma das profissionais da área, no Brasil, a ter um projeto selecionado pela Green Building Council-Brasil (GBC Brasil), uma ong internacional que fomenta e certifica a indústria da construção sustentável.
A GBC Brasil adota práticas de construção que respeitam o ambiente e as pessoas num processo integrado desde a concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos.
Para a certificação de edifícios, o Green Building Council Brasil utiliza o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações criado pelo U.S. Green Building Council - o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo.
A novidade, agora, é que a GBC-Brasil está lançando um novo referencial para certificação, desta vez para projetos residenciais.
A ong realizou um concurso em novembro de 2012, quando selecionou projetos com os pré-requisitos necessários para essa experiência piloto no país. De vinte e cinco projetos inscritos, nove foram selecionados, entre eles o de Raquel Apolônio.
As construções dessa experiência piloto serão feitas em regiões distintas no país. A idéia é disseminar melhor o conceito para testar o referencial nos diferentes climas e padrões de construção.
O projeto de Raquel está sendo executado em Chapada dos Guimarães, no bairro Miraflores. Trata-se de uma casa de família onde Raquel divide a responsabilidade da construção com o seu irmão Daniel Moussalem Apolônio. Daniel é engenheiro eletricista, autor do projeto elétrico, de lógica e automação e participa da administração da obra e da consultoria para certificação junto com Raquel. As obras tiveram início no mês passado e estão na etapa de fundação.
Para conseguir a certificação, o projeto e a execução devem seguir os parâmetros e recomendações presentes no referencial, cujos itens abordam desde a localização do terreno, implantação e orientação da residência, redução do consumo de água, eficiência energética, até a qualidade no canteiro de obras.
Fonte:
Do Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17213/visualizar/
Comentários