Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 02 de Outubro de 2008 às 12:05

    Imprimir


Apesar da queda de 1,3% na passagem de julho para agosto, a produção industrial do país ainda mantém forte patamar em 2008. O coordenador da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Silvio Sales, disse que não foi constatada tendência de forte desaceleração para os próximos meses. Mesmo assim, diante do forte crescimento verificado no segundo semestre de 2007, espera-se que a indústria diminua o ritmo de expansão, na comparação com 2007.

Em agosto, a indústria ampliou a produção em 2% em relação a mês correspondente no ano passado. O resultado ficou bem abaixo do que vinha sendo constatado na mesma base de comparação, em outros meses. Em relação a 2007, a produção industrial vinha crescendo acima dos 6%.

Além da forte base de comparação, pesou o fato de que em agosto houve menos dois dias úteis em relação a igual mês no ano passado.

"O padrão mostra que a indústria, de forma geral, tem pico de produção em agosto ou setembro. O efeito do calendário, aliado à forte base do ano passado, ajudou a definir esse resultado. É esperada alguma desaceleração em função do forte movimento da indústria na segunda metade do ano passado. O resultado de agosto teve grande influência do efeito do calendário", explicou Sales.

O que confirma a manutenção de um bom ritmo na produção da indústria é a média móvel trimestral, que subiu 1%, ante 1,1% observado no mês anterior. Nessa média, todas as categoria de uso mantêm saldo positivo nessa média.

Segmento com maior peso na pesquisa, o setor de bens intermediários registrou queda de 2,7% na passagem de julho para agosto, mas subiu 1,5% se comparado a agosto de 2007. No ano, tem alta acumulada de janeiro a agosto de 5%.

"A produção de bens intermediários vinha crescendo há quatro meses consecutivos, com alta acumulada de 4,5%", disse Sales.

Alimentos

Já os bens de consumo semiduráveis e não duráveis, que caiu 0,3% em relação a julho, também apresentou retração em relação ao mesmo período em 2007. Houve queda de 1,1% na comparação com agosto de 2007. Esse resultado foi influenciado pela maior queda (- 7,4%) da produção de alimentos desde setembro de 2000. Naquela época, a produção de alimentos havia apresentado retração de 9,8% em relação a igual período no ano anterior.

"A produção de açúcar cristal caiu bastante, em função até da concorrência do álcool. É um produto que tem muito peso na indústria de alimentos. Além disso, a produção de suco de laranja teve problemas pontuais, aliado à redução das exportações", observou Sales.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172141/visualizar/