IBGE: produção industrial cai 1,3% em agosto
A produção industrial recuou 1,3% em agosto, ante o mês anterior, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o indicador devolveu parte do crescimento acumulado de 4,3%, verificado nos dois meses anteriores a agosto, acrescentou o órgão.
Em relação a agosto de 2007, o crescimento na produção do setor foi de 2%, completando uma seqüência de 26 meses de alta neste tipo de comparação, apontou o IBGE.
O crescimento acumulado do ano caiu de 6,7%, em julho, para 6%, em agosto. Já no acumulado de 12 meses, a produção industrial brasileira caiu de 6,9%, no encerramento de julho, para 6,5%, no fechamento em agosto.
Dos 27 ramos pesquisados, 15 tiveram baixas no período com o principal impacto negativo, segundo o IBGE, vindo de outros produtos químicos, que caiu 5,5% na comparação de agosto com o mês anterior. O setor havia acumulado crescimento de 12,3% nos três meses anteriores, apontou o órgão.
"Entre os dez ramos industriais que avançaram, farmacêutica (4,9%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (3,9%) e veículos automotores (1,0%) exerceram as influências positivas mais relevantes", disse o IBGE no comunicado da pesquisa.
Comentários