SMS causou acidente de trem que matou 25 nos EUA, conclui investigação
Uma mensagem de celular está por trás de acidente que matou 25 pessoas em Los Angeles, nos Estados Unidos, no último dia 12 de setembro. Uma investigação do Conselho Nacional para Segurança nos Transportes americana revelou que o maquinista ignorou um sinal vermelho na ferrovia enquanto enviava um SMS, 22 segundos antes da colisão.
A perícia no telefone de Robert Sanchez, o operador do trem que morreu no acidente, mostrou que ele recebeu uma mensagem cerca de 1min20 antes da batida, e respondeu cerca de um minuto depois. O condutor do trem de passageiros passou um sinal vermelho e bateu em uma composição de carga.
O acidente, o pior na história ferroviária dos Estados Unidos nos últimos 15 anos, ocorreu no distrito de Chatsworth, no Vale de San Fernando, cerca de 50 quilômetros a norte do centro de Los Angeles.
O chefe da administração ferroviária dos EUA, Joseph H. Boardman, lançará uma campanha para proibir a utilização de aparelhos eletrônicos nos transportes públicos.
As gravações obtidas a partir da memória do celular de Sanchez mostram que ele enviou 24 SMS e recebeu 21 mensagens em um período de cerca de duas horas.
Logo após o acidente, um jovem apreciador de trens disse, em entrevista à rádio KCAL e à televisão CBS2, que um minuto antes do acidente o condutor lhe enviou um SMS comentando o trajeto que percorria.
O jovem e um grupo de fãs de trens tinham o costume de se comunicar com Sanchez, que atuava na área com dez anos de experiência. De acordo com o adolescente, o condutor era um profissional muito responsável.
Pesquisa
Uma reportagem do jornal norte-americano "New York Times" revelou que os SMS são cada vez mais responsáveis por acidentes fatais ocorridos no trânsito.
Embora não haja pesquisas oficiais sobre a relação entre mortes no trânsito e mensagens de texto, a maior parte destes acidentes ocorre enquanto motoristas, pessoas que atravessam a rua ou realizam alguma outra atividade prestam atenção no celular.
Uma pesquisa recente realizada pela empresa de seguros Nationwide Insurance com 1.503 motoristas mostrou que quase 40% das pessoas com 16 a 30 anos de idade dizem ter enviado mensagens enquanto dirigiam. Em agosto, a Verizon começou a oferecer um serviço que bloqueia o envio de mensagens durante certas horas do dia.
Nos EUA, em junho, 75 bilhões de mensagens de texto foram enviadas, comparado com 7,2 bilhões em junho de 2005, segundo a CTIA (Associação de Empresas de Serviços Sem Fio, na sigla em inglês), principal grupo do setor. Segundo uma pesquisa realizada pela a associação, quatro entre dez adolescentes dizem ser capazes de enviar mensagens de olhos vendados.
Comentários