Farmácia vendia remédio para driblar bafômetro no RS
A farmácia tinha um cartaz que orientava os clientes a usarem o medicamento caso fossem beber e dirigir. O anúncio dizia que o motorista não teria problemas no momento do teste, pois o medicamento seria capaz de mascarar os efeitos do álcool.
O remédio, de tarja vermelha, foi lançado há pouco mais de um mês no Brasil e era vendido sem receita. Os fiscais do conselho pediram a retirada do cartaz de propaganda.
O CRF informa, por meio de nota, que foram registradas duas infrações: falta ética do profissional farmacêutico, ao fazer anúncios que podem induzir o uso indiscriminado de medicamentos; e ação de propaganda enganosa, ao oferecer um produto ao consumidor de forma contrária à regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O presidente do conselho, Juliano Da Rocha, determinou abertura de processo ético. O caso deve ser encaminhado à Vigilância Sanitária de Porto Alegre.
Um dos proprietários da farmácia admitiu a fraude e disse ao jornal "Zero Hora" que vai tomar as providências para punir os responsáveis. Ele afirmou que não tinha visto o cartaz.
*(Com informações do Zerohora.com)
Comentários