Bota recebe América de Cáli pela Sul-Americana
O Botafogo entra em campo nesta quarta-feira, às 21h, no Engenhão, em uma de suas últimas tentativas de seguir na luta pela conquista de um título na temporada 2008. Pela segunda partida das oitavas-de-final da Copa Sul-Americana, o Glorioso recebe o América de Cáli, da Colômbia, com a obrigação de vencer, no mínimo, por 1 a 0 para levar a decisão da vaga para os pênaltis. Em Cáli, o Botafogo foi derrotado por 1 a 0. para assegurar nos 90 minutos o acesso à próxima etapa, o Glorioso terá de construir um placar de dois ou mais gols de diferença.
Para este compromisso, o técnico Ney Franco já avisou que não poupará nenhum de seus titulares. De acordo com o comandante, não teria sentido algum levar força máxima no primeiro compromisso e agora escalar o Botafogo com uma equipe de reservas ou mista. O comandante alvinegro fará apenas uma modificação na equipe. Na lateral direita, Alessandro recuperou a vaga de titular. Com isso, Thiaguinho volta para o banco de reservas.
"Vamos com força máxima. É hora de garantir a classificação e buscar o título da Sul-Americana. Por isso, não há motivo para poupar jogadores neste momento de tamanha importância para todos dentro do clube. A alteração na lateral direita é por uma questão tática", explicou Ney Franco.
O pensamento do técnico é o de não dar espaço e nem tempo para os jogadores colombianos respirarem. A tática do Alvinegro será a de abafar o adversário em seu campo de defesa, recuperar a bola e sair em velocidade na tentativa de fazer um gol ainda no primeiro tempo.
"Eles vão vir para tentar o contra-ataque. Então temos de partir para cima deles e atropelar o adversário, abafar o tempo inteiro e buscar o resultado. Temos de ganhar de qualquer maneira", decretou Ney Franco, que tratou de fazer apenas uma ressalva em relação ao dever de classificação do Botafogo dentro de sua casa.
"Não adianta a gente sair e atacar de qualquer jeito. Precisamos ter organização. O nosso time é experiente e vai saber lidar com isso. Por isso, tenho plena confiança. Vamos achar esse equilíbrio", alertou.
Pelo lado do América, a expectativa é que a equipe do primeiro jogo seja mantida. Satisfeito com seus comandados, o técnico Diego Umaña não pretende realizar qualquer alteração. A única novidade pode ser o lateral Armero, que se recupera de lesão. Caso isso se confirme, González ficará como opção no banco de reservas.
Apesar da vitória no primeiro confronto, o clima no América não é dos mais favoráveis. Durante a última semana, os jogadores chegaram a ameaçar nem viajar para o Rio de Janeiro caso algumas premiações não fossem quitadas. Contudo, a diretoria solucionou o problema.
BOTAFOGO: Castillo; Alessandro, Renato Silva, Andre Luis e Triguinho; Túlio, Diguinho, Lucio Flavio e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington Paulista. Técnico: Ney Franco
AMÉRICA DE CÁLI-COL: Berbia, Vélez; Vadés, Tavima e Armero (González); Valencia, Córdoba, Arango e Ramos; Cortés e Parra. Técnico: Diego Umaña
Data: 01/10/2008
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 21h
Árbitro: Carlos Chandía (Chile)
Auxiliares: Lorenzo Acuña (Chile) e Sergio Román (Chile).
Comentários