"Orkut argentino" dificulta fazer amigos virtuais
Uma rede social que não estimula as pessoas a fazerem amigos virtuais, proíbe colocar fotos de famosos para chamar a atenção e veta a importunação a internautas que não sejam conhecidos na "vida real". Essa é a estratégia do Sonico (pronuncia-se "sônico"), portal criado na Argentina e que tenta ganhar força no Brasil para rivalizar com o Orkut, site do gênero preferido no país.
Lançado em 2007, o Sonico já é um pequeno fenômeno por aqui. Sem fazer propaganda, conseguiu o posto de segunda rede social mais utilizada no Brasil, atrás apenas do Orkut e à frente de grifes como MySpace e Facebook. Atualmente, cerca de 5 milhões de usuários do Sonico são brasileiros --22% do total.
Por isso, a partir de agora, o portal planeja fazer uma divulgação mais intensiva. Em até seis meses, a empresa deve abrir um escritório no Brasil.
Em oposição a uma suposta liberdade exagerada no Orkut --que nos últimos meses implementou ferramentas para melhorar a privacidade--, o Sonico aposta em levar os amigos já feitos na vida real para a rede. A idéia é organizar na internet os contatos que o usuário já tem. O portal deixa claro que "não fomenta o namoro nem a busca de novas amizades".
Rede anti-social
"O Sonico serve para a vida real. Se você quiser encontrar uma garota ou um garoto [para namorar], use o Orkut. No Sonico você conversa com seus amigos e a sua família", afirma Rodrigo Teijeiro, executivo-chefe da empresa.
Há diversas restrições para a exibição de dados dos usuários. Em princípio, as informações pessoais são privadas e exibidas apenas para amigos. Segundo o Sonico, seus sistema é capaz de identificar se um usuário está "importunando de forma exagerada" um outro internauta para forçar amizade, sem ser correspondido. O importunador recebe alertas sobre a prática não recomendada.
Pelas regras, é proibido colocar fotos que não sejam suas no perfil --é vetado, por exemplo, o uso de uma foto de mulher se o usuário for homem. Também é proibido colocar fotos de animais ou personagens de desenho. O portal diz verificar "tudo" o que é postado.
Uma equipe de profissionais modera o conteúdo, mas sistemas de computação também a checam a veracidade das informações. O objetivo é fazer com que os dados sejam mais confiáveis.
No geral, o Sonico parece um "apanhado" de funções já existentes em outras redes sociais. Além de recados, permite que os internautas contem o que estão fazendo no momento --ferramenta que fez o sucesso do Twitter. Também é possível organizar a agenda, programar eventos entre os amigos, usar jogos e acompanhar notícias via RSS. O portal também agrega serviços oferecidos por outros sites, como Flickr, Picasa e o próprio Twitter.
Há ainda uma seção de classificados, para venda e compra de produtos. Em breve, os usuários poderão fazer recargas de créditos do celular, funcionalidade já existente para internautas argentinos.
Mentalidade
Teijeiro afirma que o trunfo do Sonico é ter começado com regras desde o começo, enquanto o Orkut tem de "disciplinar" os usuários, já acostumados a certas práticas. "É uma mentalidade de grupo. Quando você vê outras pessoas se comportando de uma forma, passa agir da mesma forma."
Ele diz que o objetivo é desbancar a rede social do Google e ser a rede mais utilizada em países da América Latina, Espanha e Portugal.
"Estamos animados porque o Orkut está caindo na região e nós estamos subindo. É uma tarefa difícil, mas não é impossível", diz. Ele diz que não há uma tática específica para lutar contra o site do Google, apenas "melhorar nosso produto".
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