Estudantes têm até hoje para renovar contrato com Fies
Estudantes que têm contrato para o Financiamento Estudantil (Fies), programa que concede financiamento das mensalidades a estudantes de universidades particulares que não têm condições de arcar com esse custo, devem fazer a renovação até hoje.
O Fies é um programa do Ministério da Educação operado pela Caixa Econômica Federal que permite financiar as mensalidades de cursos superiores a uma taxa fixa de 3,5 a 6,5% ao ano.
Atualmente são quase 500 mil estudantes cadastrados e 1.459 instituições de ensino superior credenciadas, segundo informa a Caixa Econômica Federal, que concede o financiamento. De acordo com o banco, são empregados R$ 4,6 bilhões em recursos.
Nesta segunda-feira (29), começaram as inscrições para as inscrições para novos estudantes interessados no Fies. O prazo para solicitar o benefício vai até o dia 19 de outubro.
Para conseguir o benefício, o universitário deverá passar por processo seletivo conduzido pelo Ministério da Educação (MEC). Neste processo seletivo iniciado na segunda-feira, podem se inscrever estudantes que não façam parte do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para alunos do ProUni foi realizada uma seleção especial.
A concessão dos benefícios seguirá uma ordem de prioridades de graduações. São considerados cursos prioritários os cursos de licenciaturas em química, física, matemática, biologia, engenharia, medicina, geologia, e cursos superiores de tecnologia. A divulgação do resultado é prevista para o dia 3 de novembro.
No momento da inscrição, a Caixa recomenda que o estudante tenha em mãos os seguintes dados:
- número do CPF;
- dados do seu documento de identidade (número, órgão expedidor, data de expedição);
- dados acadêmicos (curso, habilitação, turno, regime acadêmico);
- dados gerais (quantidade de semestres já cursados na faculdade, valor da mensalidade integral, percentual de financiamento desejado, quantidade de pessoas que compõem o grupo familiar e renda bruta mensal familiar, incluindo o estudante no grupo familiar e no total da renda).
Comentários