Implantação do MT Legal é debatida em Nova Mutum
Começa daqui a pouco reunião, no auditório da câmara para tratar da implantação de projeto para recuperação de passivos ambientais no município. O projeto será apresentado pela ONG TNC - The Nature Conservancy e estarão presentes no encontro representantes de empresas do agronegócio, órgãos governamentais e do poder público local. Através de parcerias com o Governo do Estado, empresários, sociedade civil, instituições de pesquisas e outras ONGs a TNC trabalha na implantação do projeto MT Legal.
O pontapé inicial foi dado por Lucas do Rio Verde, onde foi implantado o projeto Lucas Legal, que hoje serve de exemplo para demais iniciativas no Mato Grosso. Em Lucas, desde 2006, mais de dois mil quilômetros de rios foram registrados e suas matas ciliares estão sendo ampliadas em cem metros. 690 nascentes de rios também estão recebendo atenção especial e onde foram degradadas, a recuperação ambiental está sendo realizada com árvores nativas do cerrado. Houve distribuição de mudas de diversas espécies para fazendeiros reflorestarem áreas e empresas do agronegócio investiram R$ 450 mil no projeto.
A recuperação de passivos ambientais é um assunto que vem sendo tratado de forma regional desde o mês de junho deste ano. Isso está sendo feito através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental Alto Teles Pires, que envolve 13 municípios do Médio Norte e Norte do Estado. O protocolo de intenções com esse objetivo foi assinado no dia 13 de junho, em Lucas do Rio Verde. Desde então, os gestores estão buscando parcerias com associações e sindicatos de produtores e madeireiros, visando definir as ações que serão desenvolvidas. A prioridade é a recomposição de áreas devastadas, seja por desmates como por queimadas. O presidente do consórcio é o prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta.
Comentários