Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 24 de Setembro de 2008 às 14:52

    Imprimir


A taxa de desemprego recuou de 14,6% para 14,5% da população economicamente ativa nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados (Seade). Essa foi a menor taxa para o mês de agosto desde 1998, quando o índice atingiu 18,9%.

O número de desempregados ficou em 2,991 milhões no mês de agosto, 22 mil a menos que no mês anterior.

O nível de ocupação teve alta de 0,5%, com 94 mil postos de trabalho sendo criados criados e superando o número de pessoas que ingressaram no mercado (72 mil), o que resultou no decréscimo do contingente de desempregados. O total de ocupados nas seis regiões foi estimado em 17.217 mil pessoas.

Apesar de ter oscilado pouco em comparação a julho, no período, foram criadas 94 mil vagas. O estoque de desempregados somou 2,9 milhões de pessoas.

De acordo com a pesquisa, houve redução do desemprego em Porto Alegre, Salvador e Recife e relativa estabilidade em São Paulo, Belo Horizonte e Distrito Federal.

Na região metropolitana de São Paulo, pelo quinto mês seguido a taxa permaneceu praticamente estável, 14% ante 14,1% do mês anterior. Na comparação com igual período dos anos anteriores, o índice foi o menor desde 1996.

Nos 39 municípios da Grande São Paulo foram gerados 6 mil postos, mas a redução no número de desempregados chegou a 11 mil. Isso porque, segundo a pesquisa, no período 5 mil pessoas deixaram de disputar vagas.

O estudo também indica queda de rendimentos de 1,8% para os ocupados, que passaram a ganhar, em média, R$ 1.193, e de 3,6% para os assalariados, com ganhos médios mensais de R$ 1.246.

Com Agência Brasil.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172664/visualizar/