Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 23 de Setembro de 2008 às 12:09

    Imprimir


O suposto autor do tiroteio em uma escola técnica da Finlândia que deixou nove mortos nesta terça-feira (23) faleceu após atirar contra a própria cabeça, noticiou a agência de notícias France Presse, que citou o chefe de policía da cidade de Kauhajoki, Urpo Lintala.

O suposto agressor foi identificado como um aluno do liceu, Matti Juhani Saari, informou o diretor da escola à Agência France Presse.

"A polícia me disse que o suspeito é Matti Juhani Saari", disse o diretor, Tapio Varmola. "É um aluno de segundo ano, inscrito em curso de hotelaria."

A polícia finlandesa confirmou que nove pessoas morreram após um jovem de cerca de 20 anos abrir fogo em uma escola técnica da localidade de Kauhajoki, oeste do país. Um porta-voz da polícia comunicou que várias pessoas podem estar feridas. No momento dos tiros, ainda de acordo com a polícia, entre 150 e 200 estudantes estavam no prédio.

Autoridades também informaram que o atirador foi internado em estado grave com um tiro na cabeça, num hospital na região de Tampere.

"Ele atirou nele mesmo, mas não está morto. Ele está ferido", afirmou Ari Paananen, funcionário da prefeitura de Kauhajoki, que fica no sudoeste da Finlândia, negando assim as informações de que o atirador teria se matado.

Testemunhas relataram à rede finlandesa YLE pânico no momento do ataque. "Em um curto período de tempo eu ouvi dezenas de tiros", disse o guarda da escola, Jukka Forsberg.

A agência de notícias Associated Press, que cita a finlandesa STT, informou que o prédio da escola chegou a pegar fogo e que o atirador carregava explosivos.

Os disparos começaram por volta das 11h (6h de Brasília, desta terça). A polícia acredita que todos os mortos eram estudantes do centro profissionalizante.

O governo finlandês convocou uma reunião de crise para examinar o caso.

O caso ocorre quase um ano após Pekka-Eric Auvinen, um garoto de 18 anos, ter matado oito pessoas em uma escola finlandesa na região de Tuusula. As vítimas foram seis alunos, a diretora do instituto e a enfermeira do centro de ensino, assim como o autor dos disparos, que morreu em um hospital de Helsinque após disparar um tiro contra a própria cabeça.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172765/visualizar/