Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 21 de Setembro de 2008 às 15:20

    Imprimir


Foram ao menos 53 os mortos no atentado terrorista no Paquistão, onde um caminhão-bomba explodiu em frente ao hotel Marriott, na manhã de ontem (21). Outras 266 pessoas ficaram feridas no ataque, confirmou o ministro do Interior do Paquistão, Rehman Malik na manhã deste domingo.

Entre os mortos, estão ao menos quatro estrangeiros, incluindo um embaixador da República Tcheca, um vietnamita e dois americanos. Há ainda 11 estrangeiros que ficaram feridos. A autoria do ataque ainda não foi assumida por nenhum grupo, mas oficiais da inteligência paquistanesa dizem que ele tem as marcas da Al Qaeda.

Em entrevista à imprensa, o ministro do interior mostrou um vídeo das câmeras de segurança do hotel e relatou mais detalhes do ataque. O caminhão que detonou o incêndio no hotel carregava 600 kg de explosivos e abriu um buraco de sete metros de profundidade e 18 de largura no local da explosão. Na entrada do hotel, o caminhão havia tentado ultrapassar a barreira de segurança, mas foi impedido.

Nesse momento, uma pequena explosão ocorreu na cabine do caminhão, que as autoridades acreditam ter sido causada por uma granada detonada pelo suicida contra si mesmo. Um pequeno incêndio começou e quando minutos depois um guarda tentou apagar o fogo com um extintor, o caminhão inteiro explodiu e atingiu as instalações de gás do hotel.

A fumaça espalhou-se pelo hotel de luxo, que tem 290 quartos e está localizado numa área de alta segurança, próximo ao Parlamento do Paquistão. Dezenas de carros foram destruídos ao redor e janelas quebradas a centenas de metros de distância. Depois do ataque, equipes de resgate retiraram corpos da entrada na fachada destruída. O fogo durou horas e vários hóspedes ficaram presos entre as chamas.

Nos hospitais, 106 pessoas feridas estão sendo atendidas. Malik afirmou que não quer ajuda estrangeira para investigar o ataque. Ele afirmou que as investigações podem apontar os grupos que atuam na fronteira com o Afeganistão, ligados à Al Qaeda ou ao Taleban, como autores do ataque. "Esta ação estava muito bem planejada", disse Malik, negando que houve falhas no esquema de segurança.

Com agências internacionais





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172879/visualizar/