Google cresce e aglutina 63% das buscas nos EUA
O Google aumentou em agosto sua liderança no mercado de buscas de internet nos Estados Unidos, para 63%. Como, em julho, o índice era de 61,9%, a variação representa o maior crescimento da empresa em cinco meses, afirma a consultoria comScore.
Enquanto isso, seus dois maiores concorrentes diretos viram sua fatia de cair. O Yahoo! ficou com 19,6%, índice 0,9 ponto percentual menor que no mês passado. Já a Microsoft, a terceira colocada, ficou com 8,3%, uma queda de 0,6 ponto percentual.
A Ask.com, da IAC InterActiveCorp, ficou em quarto lugar, com 4,8%, seguido pela AOL (4,3%).
No Brasil, a dominação do Google é bastante maior, com participação que beira os 90%. A Microsoft e o Yahoo! ficam praticamente empatados em segundo.
Essa posição de mercado da gigante das buscas fez com que sua parceria com o Yahoo! fosse questionada por anunciantes e órgãos regulatórios de comércio. A União Européia está investigando o acordo para verificar se o negócio prejudica a concorrência no setor.
Na semana passada, o jornal "The Wall Street Journal" informou que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos contratou um advogado para analisar o acordo, no prenúncio de uma batalha judicial em torno do assunto.
Em junho deste ano, em meio à luta do Yahoo! contra a proposta da Microsoft, as empresas fecharam um acordo para a área de publicidade on-line, nos Estados Unidos e no Canadá.
Pelo acordo, o Yahoo! vai exibir anúncios comercializados pelo Google em seu sistema de buscas e outros sites --como a aliança não prevê exclusividade, o Yahoo! poderá escolher entre exibir seus próprios anúncios, os do Google ou de outros parceiros.
A Associação Nacional dos Anunciantes dos Estados Unidos já havia protestado contra o negócio, em comunicado.
O Yahoo! espera que a aliança seja responsável por um faturamento de US$ 800 milhões por ano --o valor estimado para os primeiros 12 meses é de US$ 250 milhões a US$ 450 milhões.
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