A Agricultura familiar e as Mudanças Climáticas
Na semana passada ocorreu em Cuiabá o Seminário: As Mudanças Climáticas e a Agricultura de Mato Grosso: Impactos e Oportunidades. As discussões foram estruturadas a partir de quatro Grupos de trabalhos: Agricultura Familiar, Agricultura Indígena, Agricultura Intensiva, Pecuária e Agroindústria.
A Seder participou ativamente do Grupo de Trabalho da Agricultura familiar. Podemos observar o quanto este setor está empenhado e compromissado em contribuir para a redução das emissões de gases decorrentes das atividades relacionadas às atividades produtivas familiares. Os agricultores e agricultoras presentes demonstraram de maneira proativa, conhecimento das causas e das propostas de soluções para os principais problemas relacionados ao Tema do Seminário.
Recuperar, reproduzir e distribuir sementes crioulas; realizar regularização fundiária dos imóveis; incentivar o associativismo e o cooperativismo utilizar-se da pedagogia da alternância, fomentar práticas de agroecología/produção orgânica, integração: Lavoura, Pecuária e Florestas e Boas Práticas de Produção Agropecuária, prestar serviços ambientais, certificar projetos de MDL/Crédito de Carbonos, conhecer e utilizar os Programas (Ex: PRÓ-AMBIENTE), Projetos e Atividades em âmbito Federal, Estadual e Municipal que venham ao encontro da sustentabilidade econômica, ambiental e social da atividade, foram algumas das propostas debatidas e sistematizadas.
Um fator central que permeou os trabalhos do GT Agricultura Familiar foi o fato de que os agricultores e agricultoras familiares são os que produzem a maior parte (em torno de 70%) dos alimentos que o brasileiro consome (Arroz, feijão, frutas, legumes, verduras, mandioca, leite e derivados, etc), alem de ser um setor de grande riqueza cultural e artística e com uma interface múltipla tanto na produção quanto no consumo de bens e serviços, sendo fundamental para o desenvolvimento sustentável de qualquer Município, Estado ou País. A conclusão geral dos trabalhos é de que a Agricultura Familiar é solução e não problema em relação às mudanças climáticas.
* Neldo Egon Weirich é secretário de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado de Mato Grosso
Comentários