Gestores aprovam plano de providência de municípios
No ano passado, o censo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) detectou irregularidades em oito cidades de Mato Grosso, como a falta de acessibilidade para deficientes físicos nos prédios, e inadequação da carga horária de funcionamento diário nas unidades dos CRAS. Situação que foi confirmada também no relatório anual de monitoramento realizado pela Setec, após a visita dos técnicos do órgão em todas as cidades beneficiadas pelo programa em Mato Grosso.
Com intuito de resolver os problemas apontados, o MDS exigiu que fosse executado o Plano de Providências para corrigir falhas que poderiam comprometer o atendimento prestados nos CRAS da região.
“Já no monitoramento de 2008 realmente identificamos que tais problemas foram solucionados. Com a aprovação do relatório do Plano de Providência pela CIB, as informações agora serão repassadas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e encaminhas para a Comissão Intergestora Tripartite (CIT), composto por representantes da esfera Federal, Estadual e Municipal”, explicou o secretário-adjunto da Setecs, José Rodrigues Rocha Júnior.
O reordenamento dos municípios em pólos foi outro assunto discutido da reunião da CIB, no entanto, a decisão sobre essa medida acontecerá em 2009, conforme solicitação dos gestores municipais.
CENSO CRAS 2008 – Até o dia 30 de setembro, técnicos da Setecs devem monitorar as 28 cidades de Mato Grosso que receberam a expansão do co-financiamento do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). O procedimento é necessário para a realização do Censo CRAS 2008, ação do (MDS) que visa mensurar a qualidade dos serviços prestados à população de baixa renda em todo país.
Comentários