Seduc realiza encontro para professores de língua espanhola
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza esta semana, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o 7º Encontro de Professores de Língua Espanhola. Este é o segundo encontro para esta clientela realizado este ano. O primeiro, em junho, foi destinado aos professores de língua espanhola do interior do Estado. Esta edição é destinada aos profissionais da Educação de Cuiabá e Várzea Grande. O Encontro começou segunda-feira (15.09)e vai até sexta-feira.
De acordo com a professora Aidir Auxiliadora Arruda, da Coordenação do Curso de Espanhol da Seduc, a intenção é propiciar uma formação continuada aos profissionais, através de teorias e práticas, para qualificar o trabalho em sala de aula. Conforme Aidir, a inclusão do ensino de Língua Espanhola é obrigatória para a escola e facultativa para os alunos. A escola tem que oferecer duas línguas estrangeiras, normalmente o inglês e o espanhol. “Uma será obrigatória e outra optativa, conforme a escolha dos alunos”, esclarece a professora.
Antes da realização do encontro, Aidir informa que foi enviado um questionário aos professores para a definição do conteúdo que fosse mais relevante, diante das necessidades dos profissionais. Desta forma, foi definido que o foco do encontro seriam as orientações curriculares.
O trabalho conta com a parceria da Embaixada da Espanha. Um convênio da embaixada com a Seduc propiciou a abertura de um Centro de Recursos Didáticos de Língua Espanhola.
Nesta terça-feira, pela manhã e à tarde, a programação do curso está sendo desenvolvida com uma oficina sobre o tema “Trabalhando a Gramática no Ensino / Aprendizagem da Língua Espanhola”, com a professora Geni Hiroko, da Associação Mato-Grossense dos Professores de Língua Espanhola (Ample). Também será ministrado um minicurso sobre “Práticas de Comentários de Textos”, com a professora doutora Rhina Landos André, da Ample.
Na quarta-feira, a programação prevê uma oficina sobre “Ocnem: Língua Estrangeira e o Trabalho com a Leitura: Perspectivas e possibilidades”, com a professora Cleide Ester de Oliveira, da Ample. Paralelamente, um minicurso sobre “Práticas de Conversação / Aspectos Culturais no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola”, com a professora Rhina Landos André.
Professor tem interesse em ampliar a didática
Manoel Silva e Souza há um ano é professor de língua espanhola do Ensino Médio da Escola Estadual “Nilo Póvoas”. Ele é formado em Letras (Português e Espanhol) é um dos participantes do Encontro no Hotel Fazenda.
O professor tem uma boa expectativa sobre o encontro, já que espera absorver novos conhecimentos para tornar suas aulas mais interessantes, explorando melhor os recursos da didática.
Manoel parece estar no caminho certo. O professor demonstra dominar os teóricos de sua área de atuação. Ele cita com naturalidade as teorias que procura desenvolver em sala de aula, falando sobre lingüistas como Vygotsky e Noam Chomsky.
“Quero evitar nas minhas aulas coisas massificantes, como as que acontecem no ensino de gramática em algumas aulas de inglês”, explica. Seu interesse é que os alunos dominem o idioma, mas gostando do andamento das aulas.
Comentários