Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 16 de Setembro de 2008 às 13:59
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


A delegação da África do Sul que chegou a Mato Grosso, nesta terça-feira (16.09), já conheceu parte dos número referentes ao desenvolvimento do Estado. Recebidos pelo vice-governador Silva Barbosa e pelos secretários de Planejamento e Coordenação, Yênes Magalhães e de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf e pelos representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), o grupo demonstrou interesse em conhecer principalmente a agroindústria mato-grossense. Porém, nesta primeira visita, o principal objetivo dos africanos é estreitar as relações com o Estado e começar a elaborar um termo de parceria que deve ser assinado ainda em novembro de 2008, quando ministros e premiers africanos visitarão novamente o Estado.

O vice-governador Silval Barbosa propôs uma visita de empresários mato-grossenses e representantes do Governo de Mato Grosso à África do Sul para, além de conhecer o país, dar continuidade à elaboração do termo de parceria. “Temos interesse em fortalecer essa relação, especialmente no que diz respeito ao agronegócio”, diz. Ele destaca ainda que o grupo se reunirá com outros secretários do Governo Blairo Maggi durante esta semana que permanecerão no Estado.

O secretário Yênes falou em linhas gerais de praticamente todos os setores do Estado. Deu os números da educação, saúde e meio ambiente. Frisou ainda a construção de 32 mil casas pelo Governo do Estado, especificou todo o processo de construção de estradas, enfatizando as 2.505 novas pontes e do consórcio entre iniciativa privada e Governo que possibilitou a mais de 1300 quilômetros de asfalto dentro do Estado. “Essas parcerias mostram a confiança que há na atual administração”, revela.

Já o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf falou sobre o desenvolvimento econômico do Estado de Mato Grosso dando destaque ao Produto Interno Bruto (PIB), que cresceu em média 56% entre 2003 e 2008, cerca de 10% ao ano. “Neste mesmo período a renda per capita do Estado pulou de 11º lugar para 6º lugar confirmando o desenvolvimento do Estado”, ressalta.

Além da agroindustrialização, os africanos também têm interesse, nesta visita, de conhecer a produção de biocombustível. Assim, Nadaf aproveitou para mostrar que o Estado, atualmente exporta energia elétrica e que há 21 usinas de biocombustível em funcionamento. “Os números do setor de energia também confirmam o crescimento e o desenvolvimento do Mato Grosso”, ressalta, Nadaf que também abordou números das exportações, geração de emprego e crescimento do comércio.

Ao final da apresentação, o diretor da província Free States, Muzamani Charles Nwaila disse que ficou surpreso com os números que mostram o crescimento do Estado e, especialmente, da agricultura. “Temos interesse em estreitar as relações com os Estados brasileiros que tem características parecidas com as nossas. Além da agroindústria, também temos interesse de intercambio na educação, desenvolvimento social e outros”, revela. “E já neste primeiro contato nos surpreendemos com o potencial deste Estado que está em pleno desenvolvimento”, complementa. Depois de Cuiabá os africanos seguem para Barra do Bugres onde visitam a Usina Barrálcool, depois vão para Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.





Fonte: Sicme/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173182/visualizar/