Volume de cheques devolvidos cai 15,67% em agosto, diz pesquisa
O volume de cheques devolvidos em agosto teve queda de 15,67% na comparação com o mês anterior, informou pesquisa feita pela empresa de análise de crédito Equifax. O levantamento aponta que no mês passado o volume de cheques devolvidos foi de 1.989.575.
Na comparação com igual período de 2007, a redução da inadimplência no cheque foi ainda maior em agosto, registrando queda de 18,71%.
Segundo Alcides Leite, coordenador do Centro de Conhecimento Equifax, a queda do volume de cheques devolvidos foi resultado do menor número de dias úteis em agosto e do crescimento da modalidade do pagamento eletrônico.
"A queda da inflação no varejo, também pode ter contribuído. No entanto, para verificarmos a real dimensão da influência da redução da inflação sobre o volume de cheques devolvidos, é necessário analisarmos o resultado dos próximos meses", afirmou.
Para Alcides, a inadimplência no cheque no segundo semestre deve diminuir ainda mais com os trabalhadores recebendo o adiantamento dos recursos do 13º salário.
Inadimplência
Apesar da redução do volume de cheques devolvidos, uma pesquisa divulgada ontem pela Serasa mostra que a inadimplência dos consumidores em todas as modalidades de pagamentos cresceu 6,6% de janeiro a agosto de 2008, na comparação com o mesmo período de 2007.
Na comparação de agosto deste ano com igual período do ano passado, a expansão foi de 4,8%. O índice registrou queda, no entanto, em relação a julho deste ano, de 5,2%.
De acordo com a Serasa, as dívidas com os bancos mantiveram a liderança do ranking de representatividade da inadimplência dos consumidores, com 43,2% de participação no indicador entre janeiro e agosto de 2008. Cartões de crédito e financeiras ficaram em segundo (32,5%), cheques devolvidos ficou em terceiro (22%) e os títulos protestados aparece por último, com participação de 2,3% no indicador.
Comentários