Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 12 de Setembro de 2008 às 10:51
Por: Alana Casanova

    Imprimir


Mato Grosso participará da 'FRUTAL 2008' considerada a maior feira internacional de negócios para micro, pequenos e médios produtores rurais. O evento acontecerá em Fortaleza, no Estado do Ceará, de 15 a 18 de setembro e é considerado o maior do setor. Na sua 15ª Edição reunirá produtores, técnicos e palestrantes de todos os estados da federação. Mato Grosso terá um estande na FRUTAL e com isso irá mostrar suas potencialidades no setor da fruticultura. Exemplos como do município de Tangará da Serra (distante 239 Km a Médio-Norte de Cuiabá) que tem hoje 500 hectares de abacaxi plantados e a polpa comercializada ‘in natura’ , mostram que o Estado tem todas as condições para desenvolver outros produtos.

“É por isso que estamos buscando, através do MT Regional, identificar e promover essas cadeias produtivas em todo o Estado. Queremos que o resultado dessa feira seja direto e imediato em Mato Grosso e, para isso, vamos realizar em outubro um workshop sobre frutas em Cuiabá. Os produtores da agricultura familiar terão aqui um seminário específico organizado pelo Governo do Estado para tratar da questão”, explicou o coordenador da Fruticultura do MT Regional, engenheiro agrônomo, Rodrigo Furquim Rodrigues.

O engenheiro agrônomo ressaltou ainda que 67% dos legumes, verduras e frutas comercializadas em Mato Grosso são oriundos de outros estados como São Paulo e Minas Gerais. “Nosso Estado tem condições para fomentar a agricultura familiar e fazer disso, além de uma fonte de sobrevivência, uma oportunidade de negócio. Temos clima, solo e água para desenvolver a produção e mudar a realidade de, hoje, pois, a cada 10 frutas que você compra no mercado, sete vem de fora”, argumentou Rodrigo Furquim.

SOBRE O FRUTAL

A 15ª edição ‘FRUTAL 2008’ ocupará todos os 15.000m² do Centro de Convenções do Ceará numa ampla feira de negócios, com ambiente estrututurado para encontros, palestras e reuniões. Mato Grosso já está com estande montado e ao todo, 14 auditórios e mais de 200 renomados profissionais de todo o Brasil, bem como, do exterior estarão ministrando e coordenando cursos técnicos, seminários setoriais e painéis. A expectativa é que pelo menos 38 mil visitantes passem pela feira e conheçam os 300 estandes de negócios. A FRUTAL é organizada pelo SEBRAE/CE em parceria com instituições estaduais e federais ligadas à comercialização no mercado nacional e exportação, envolvendo produtores da região e compradores nacionais e internacionais.

REFLEXOS NA ECONOMIA

O Estado do Ceará aumentou suas exportações de U$$ 49,4 milhões em 2006, para U$$ 77,2 milhões em 2007, um acréscimo de 56,2% nas exportações. Em volume exportado o crescimento foi de 22,8%. Os dados mostram que houve exportação com maior valor agregado por produto, onde os grandes destaques foram para o abacaxi e melão. Em 2007 a Frutal movimentou cerca de R$ 39 milhões de reais. Segundo a líder da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócio II do Sebrae/AM, Vanusa Reis, a perspectiva para 2008 é que o evento movimente mais de R$ 40 milhões. Na última edição, além dos compradores nacionais, o evento contou com a presença de representantes da Espanha, Holanda, Argentina, Bélgica, Portugal e Martinica.





Fonte: MT Regional

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173339/visualizar/