Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 11 de Setembro de 2008 às 17:30

    Imprimir


Cerca de 90 pessoas do município de São José do Rio Claro (315 Km da Capital) participam do curso de operador de máquinas e implementos agrícolas. Em razão da grande necessidade de trabalhadores aptos para lidar com a lavoura mecanizada, a cidade está sendo beneficiada pela segunda vez com o treinamento. A ação faz parte do Projeto Parceria Rural- Agricultura, criado pelo Governo do Estado de Mato Grosso e grandes empresas do setor, e desenvolvido através da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).

A qualificação tem duração de 16 dias. As aulas, que iniciaram no dia 06 de setembro, são alternadas entre teoria e prática, ou seja, a cada dois dias na sala de aula, os alunos participam de outros dois de atividades práticas em contato direto com os equipamentos. O trabalho de operador de máquinas agrícolas, antes exercido apenas por homens, também é realizado por mulheres, o garante a presença do sexo feminino no curso, segundo a coordenadora do projeto, Rosamaria Ferreira de Carvalho.

No ano passado, de mais de 150 pessoas foram capacitadas na cidade, no entanto, ainda falta mão-de-obra qualificada na região. “Foi preciso ministrar o curso no município novamente. A carência de trabalhadores é enorme e não acompanha, por exemplo, o crescimento das plantações de soja e cana-de-açúcar, o que pode prejudicar a economia local”, explicou coordenadora.

Projeto Parceria Rural – Iniciado em 2003, o projeto já qualificou mais de seis mil pessoas através do curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas. Aproximadamente 70% dos participantes do treinamento estão empregados. Sob a coordenação da Setecs, os recursos para a execução do projeto são oriundos de parcerias entre o Governo do Estado e grandes empresas do ramo da agricultura. Os municípios beneficiados também colaboram, fornecendo local adequado para as aulas e a infra-estrutura necessária. Este ano, nove cidades do estado serão contempladas com a ação.





Fonte: Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173361/visualizar/