Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 11 de Setembro de 2008 às 14:27

    Imprimir


O comparativo da CDL Cuiabá/SPC entre agosto e julho de 2008 referentes ao número de inclusões no Serviço de Proteção ao Crédito - SPC apontou queda de 18,78%. Esse índice representa uma redução 9,85% no volume em dinheiro, no mesmo comparativo.

Já na avaliação entre agosto deste ano e o mesmo mês de 2007, houve um crescimento de 25,58% no número de inclusões. Este incremento, segundo o presidente da CDL Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar, pode estar ligado ao aumento de vendas relacionado ao Dia dos Namorados em 2008. “Este ano, o número de consultas ao SPC referente ao Dia dos Namorados marcou acréscimo de 9,77% em relação à data igual em 2007. Se crescem as vendas, pode haver também um acréscimo percentual no número de registros relacionados a atrasos e não-pagamentos destas compras”, cogita ele.

Perspectiva – Na opinião de José Alberto, a tendência é que continue havendo aumento no consumo este ano, independente do incremento no volume de dívidas, “salvo se o Governo dispor de medidas de redução do consumo com a desculpa de conter a inflação”, descreve ele, concluindo que “o crédito fácil e barato, com inúmeras opções de pagamento parcelado e ainda a redução no preço de muitos itens a exemplo dos eletroeletrônicos, favorecem o acesso de várias camadas da sociedade a produtos que antes eram acessíveis mais para as classes A e B”.

De acordo com José Alberto, o crédito consignado também propícia o maior consumo. “Vale ressaltar que o consumidor não avalia o valor dos juros ou preço final em uma compra parcelada, ele quer ver se a parcela mensal cabe em seu orçamento. E esta visão favorece as compras por meio de parcelamentos e a utilização do crédito consignado”.

Exclusões – Igualmente houve queda percentual de exclusões do SPC em agosto. A diferença de julho para o último mês fechado é de menos 12,05% em número de pessoas e empresas “limpando” seu nome, tendo agosto recuperado 4,03% a menos que julho em volume de dinheiro.

Mas, em relação a agosto de 2007 e o mesmo mês de 2008, o balanço mostra crescimento de 7,29% nas exclusões, atingindo um volume de dinheiro 7,31% maior que o do ano passado.

Acumulado – Atualmente, no banco de dados do SPC/CDL Cuiabá as dívidas registradas somam R$ 234.610.437,55, valor referente ao acumulado nos últimos cinco anos. Destes, 224.826.707,21 são de boletos, carnês, contratos e outros documentos de efetivação de vendas. E R$ 9.783.730,34 são de registros de cheques. José Alberto lembra que sobre estes valores, os comerciantes já pagaram ICMS, “ou seja, pagamos antecipadamente sobre um valor que ainda não recebemos”, informa José Alberto.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173378/visualizar/