Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 10 de Setembro de 2008 às 16:57

    Imprimir


O número de cheques honrados no país ficou em 97,19% em agosto, 0,16 ponto percentual acima do registrado no mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da TeleCheque, empresa de concessão de crédito no varejo. Em relação ao mês anterior, também houve um acréscimo de 0,18 ponto percentual. Segundo a empresa, o desempenho indica maior comprometimento do consumidor em pagar suas contas.

"Os custos sobre este tipo de operação trazem vantagens tanto para o lojista quanto para o consumidor. Em caso de um imprevisto, por exemplo, o consumidor pode fazer uma negociação direto com o lojista, muitas vezes com taxas menores que outros meios de pagamento, que podem chegar até 550% ao ano, como no juros rotativo dos cartões de crédito", explica José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

Dados preliminares do Banco Central apontam que a taxa de juros do cheque especial alcançou o patamar de 165,4% ao ano (referentes aos 13 primeiros dias do mês). Em elevação desde janeiro deste ano, a modalidade já acumula em alta de mais de 25 pontos percentuais neste ano. Em dezembro de 2007, a taxa estava em 138,1% a.a.

Em julho, a taxa do cheque especial estava em 162,7% ao ano, sendo que 151 pontos percentuais se referem ao spread bancário, conforme o BC. A taxa é a mais alta desde agosto de 2003, e o spread desde julho daquele ano.

Conforme a pesquisa da TeleCheque, o valor gasto com cheque cresceu 15,83% em relação a agosto do ano passado.

"Ao poder parcelar em mais vezes e não ter problema com limites, o consumidor tem uma negociação direta com o lojista e opta em realizar compras de valores mais altos", explica o vice-presidente.

Por Estados

Em relação ao número de cheques honrados por Estado, a pesquisa da TeleCheque aponta a liderança do Paraná, com 98,11%, seguido por Sergipe com 98,10%, que subiu três posições em relação ao mês anterior.

Minas Gerais saiu da sexta posição em julho para ocupar a terceira neste mês com 98,04%. Na seqüência da lista estão os Estados de Santa Catarina (98,03%), Paraíba (97,78%) e Rio Grande do Sul (97,68%).





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173436/visualizar/