Projeto de qualificação é desenvolvido em assentamentos de MT
O Comitê Gestor vinculado à Organização Social de Interesse Público (Ocip) Instituto Creatio implementa um projeto educacional que visa capacitar técnicos para lidarem com 10.383 famílias assentadas pelo Programa Nacional de Reforma Agrária no Estado do Mato Grosso, em 48 assentamentos no Estado.
Para o professor e pós-doutorado em Ciências Políticas, João dos Reis Silva Junior responsável pela formulação do projeto educacional, os estudos do Comitê buscam estabelecer uma educação de caráter instrumental para os assentados. "Nós encontramos um grande desnível entre os assentados, alguns são analfabetos, outros têm algum nível de instrução, por isso, é preciso atender desde a alfabetização até a formação profissional sem esquecer do contexto de sustentabilidade", explicou o professor.
Para que seja possível o alcance das metas, uma das ações é a implantação de um Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, atendendo à necessidade de formação e tornando a comunidade mais integral. "Nós temos que conhecer as condições locais dos assentados, sua cultura e forma de cultivo, para podermos desenvolver, tanto no Baixo Araguaia quando no Norte, outro programa que continue a formação", informou. As capacitações dos técnicosjá estão em andamento na cidade de Confresa, onde a equipe do Instituto Creatio está instalada.
Comentários