Lula lança programa para fomentar indústria naval
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Pernambuco onde lança nesta sexta-feira (5) o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), da Transpetro, que visa incentivar a indústria naval.
Na cerimônia, em Ipojuca (PE) um estaleiro começa a cortar o aço que dará origem aos 49 navios previstos no programa, segundo a Presidência da República.
Em nota divulgada, a Transpetro diz que os navios vão atender a demanda da Petrobras e impulsionar setores industriais, como o siderúrgico, o metalúrgico, o químico e o de instalações elétricas, que fornecerão insumos para a sua construção.
Ainda de acordo com a Transpetro, o programa vai proporcionar cerca de 40 mil empregos diretos em suas duas etapas. A primeira fase prevê a construção de 26 navios, entre petroleiros e gaseiros, com investimentos de US$ 2,5 bilhões. Na segunda fase serão mais 23 navios.
Após o evento, o presidente vai para Recife, onde participa de comemoração pelos 100 anos do nascimento do intelectual Josué de Castro. Lula vai lançar o "Prêmio Josué de Castro de boas práticas em gestão de projetos de segurança alimentar e nutricional", em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
No fim da tarde, o presidente segue para São Paulo. Ele vai a jantar em comemoração aos 60 anos do Grupo Pão de Açúcar e à noite volta para Brasília, onde participa no fim de semana das comemorações do 7 de setembro.
Comentários