Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 04 de Setembro de 2008 às 16:53

    Imprimir


Os benefícios oferecidos pelo sistema eletrônico para o cadastramento de prestadores de serviços turísticos, guias e bacharéis em turismo – Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br) - têm atraído, cada vez mais, a atenção do setor. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com órgãos oficiais do Turismo, o programa abrange sete campos: meios de hospedagem, transportadoras turísticas, agências, organizadoras de eventos, parques temáticos, guias e bacharéis. De janeiro a agosto desde ano, houve um aumento de 11,4% de registros na área de prestação de serviços. Ao todo, 27.973 empresas já se cadastraram. Incluindo bacharéis e guias de turismo, esse número sobe para 37.116 (dados de agosto/2008).

Ao ingressar no sistema é possível participar, por exemplo, de três programas vinculados ao ministério: o Viaja Mais Melhor Idade, o Vai Brasil e o Portal de Hospedagem. O primeiro programa traz fortes investimentos em marketing para facilitar a comercialização de pacotes e hospedagem no período de baixa ocupação, tendo como público-alvo pessoas acima de 60 anos. O Vai Brasil é um site (www.vaibrasil.com.br) que oferece pacotes de viagem em período de baixa ocupação. E o Portal Hospedagem (www.portaldehosedagem.com.br) é o guia online mais completo que, reúne de forma organizada e simples, informações sobre os meios de hospedagem do País. Com divulgação no Brasil e no exterior, o portal ultrapassou, nos últimos meses, a marca de 10 mil oportunidades de negócios criadas por meio dos contratos de reserva.

De acordo com o Secretário do Ministério do Turismo, Airton Pereira, o Cadastur cresce sistematicamente. Os cinco primeiros Estados em número de prestadores de serviço cadastrados são São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Juntos, eles detêm 19.040 registros, ou seja, 51,3% do total de integrantes.

Mato Grosso e Roraima, apesar de estarem em 12º e 26º no ranking de cadastros, de janeiro a agosto foram uns dos que mais cresceram. Mato Grosso ficou em primeiro lugar, com um aumento de 20,4%, e Roraima, em 4º, com 13,2%. Rio de Janeiro, que ficou em 2º lugar, teve um aumento de 14,9%.

“O aumento de registros demonstra que as empresas e os profissionais do setor estão percebendo que o cadastro contribui para o seu processo de organização”, comenta Daniela Bitencourt, diretora-superintendente do Instituto Marca Brasil – organização sem fins lucrativos que realiza a gestão do programa de incentivo ao cadastramento no Cadastur.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173600/visualizar/