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Internacional
Quinta - 04 de Setembro de 2008 às 13:26

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Um problema elétrico pode ter causado a queda do avião da Spanair que matou 154 pessoas no mês passado, em Madri (Espanha), segundo reportagem publicada nesta quinta-feira no "Wall Street Journal".

Uma pessoa próxima das investigações teria dito ao jornal que os pilotos não acionaram os flaps da aeronave no momento da decolagem porque um alerta sonoro não foi emitido. Ainda segundo o jornal, os investigadores trabalham com a hipótese de que um curto-circuito ocorrido antes do vôo tenha impedido que a buzina tocasse na decolagem.

Equipes retiram fuselagem de avião da Spanair que caiu no aeroporto de Madri Os flaps são painéis móveis presos às asas do avião que o ajudam a levantar vôo.

As informações guardadas na caixa-preta do jato --que registra o funcionamento de todos os equipamentos durante o vôo, além de gravar o que acontece na cabine-- teriam mostrado que os flaps funcionavam normalmente, mas não foram acionados pelos pilotos devido à ausência do alerta.

Desta forma, a hipótese anterior, de falha no motor por superaquecimento, teria sido descartada pela investigação. Ainda de acordo com o jornal, a pessoa ouvida e familiarizada com as investigações disse que as autoridades suspeitam de que houve distração da equipe na checagem do avião antes da partida.

Os investigadores negaram-se a comentar o estágio atual das investigações sobre o acidente. Funcionários da Boeing, que havia comprado o avião em 1997, assim como técnicos da empresa Pratt and Whittney, que fabrica os equipamentos, também não deram declarações sobre a causa do acidente. Ambos disseram que as investigações estão a cargo das autoridades espanholas.

O vôo da Spanair iria de Madri com destino a Las Palmas, nas Ilhas Canárias, no último dia 20 de agosto. No momento da decolagem, o jato MD-82 perdeu força, caiu ao lado da pista e pegou fogo. No total, 154 pessoas morreram, entre elas um brasileiro.

Era a segunda tentativa de decolagem do avião. Na primeira, a companhia aérea havia identificado uma falha em uma válvula de ar.





Fonte: Folha Online

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