Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 04 de Setembro de 2008 às 11:24

    Imprimir


A produção industrial cresceu em 13 das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês de julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira.

Os principais destaques foram para Goiás, com alta de 17,6%, Paraná (15,1%) e Espírito Santo (14,3%). A Região Nordeste (-0,3%) foi a única que apontou queda.

Na comparação com junho, a produção industrial cresceu em 10 locais. O Estado de Goiás apresentou a maior alta, de 3,1%, seguido de Pará e Amazonas, com 2,3% cada um, e Santa Catarina, Paraná e Espírito Santos, com 2,1%.

Já Pernambuco (-3,2%), Ceará (-1,4%), Rio Grande do Sul (-1,1%) e Região Nordeste (-1%) tiveram resultados negativos.

As atividades que mais cresceram foram veículos automotores, alta de 17,3% na comparação entre julho com o mesmo mês do ano passado; máquinas e equipamentos, com 12,5%; metalurgia básica, com 10%; e outros produtos químicos, com 7,5%.

A indústria de madeira registrou queda de 13,7%, seguida de materiais eletrônicos e equipamentos de comunicações, com queda de 3,2%.

Segundo a gerente de análises e estatísticas derivadas do IBGE, Isabella Nunes, os meses de junho e julho destacaram um ritmo alto de produtividade. "Esse quadro confirma o resultado positivo da indústria no ano. Na comparação mensal, apenas um resultado foi ligeiramente negativo. Em 12 meses, isso já mostra um quadro positivo confirmado."

No indicador acumulado no ano, todos os locais registraram índices positivos, com destaque para Espírito Santo (15,8%), seguido de Goiás (12,8%) e Paraná (11,8%). Nestas regiões, destaca-se a produção de máquinas e equipamentos, exportadores de commodities, especialmente as metálicas, da indústria automobilística, da agroindústria e da cadeia de construção.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173630/visualizar/