Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 04 de Setembro de 2008 às 07:52
Por: Sandra Hahn

    Imprimir


A avicultura brasileira deve consumir cerca de 32 milhões de toneladas de milho em 2009, calculou ontem o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), Francisco Turra. Em 2008, a necessidade do setor está estimada em 25 milhões de toneladas. "Precisamos sensibilizar os governos estaduais e o federal de que o cereal é estratégico", disse Turra, que participou ontem de fórum sobre o cenário mundial de alimentos dentro da programação da 31ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), em Esteio (RS).

A produção de suínos deve consumir entre 11 milhões e 12 milhões de toneladas de milho no próximo ano, um número semelhante ao de 2008, analisou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores (ABCS), Rubens Valentini, que também participou do evento. Para o dirigente, o consumo das granjas não deve registrar mudanças até a metade do próximo ano, por causa da duração do ciclo de desenvolvimento dos animais. Depois deste período, é possível que a ampliação do número de matrizes resulte em maior necessidade de milho.

Mesmo assim, o abastecimento de milho pode representar uma preocupação, considerou Valentini. Ele avaliou que o plantio de soja apresenta mais vantagens na próxima safra, o que pode induzir a migração de uma cultura para a outra. O milho tem poucos financiadores privados, ao contrário da soja, e o governo manteve o Valor Básico de Custeio (VBC) abaixo do custo de produção, apontou ele. Se a soja for cultivada com menor uso de fertilizantes, também poderá afetar, indiretamente, o rendimento da safrinha de milho, que é feita na seqüência, sobre as mesmas áreas, acrescentou Valentini.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173655/visualizar/