Flamengo e Figueirense se enfrentam em situações opostas
Em fases opostas e com objetivos distintos, Figueirense e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h, no Orlando Scarpelli, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time carioca não perde há cinco rodadas e ronda o cobiçado G-4. Já o Alvinegro catarinense, após três derrotas consecutivas, começa a se aproximar da zona perigosa da tabela. Por isso, a partida pode ser fundamental para as pretensões dos clubes na seqüência da competição.
Com 37 pontos, o Rubro-Negro está em sétimo lugar e pode assumir a quarta colocação. Porém, dependerá, além de um triunfo, é claro, de tropeços de Vitória (37), São Paulo (38) e Botafogo (39) para fechar a rodada na condição de postulante à Copa Libertadores 2009.
A situação do Figueira é oposta. Os 28 pontos, que há pouco lhe garantiam uma colocação razoável, já não são mais suficientes para tal. Em 13º lugar, a equipe já pode ser observada de mais perto pelo Náutico, primeiro da zona de rebaixamento, com 23.
Empolgado pela volta da boa fase e pelos reforços, o Flamengo tem apenas uma baixa para esta partida e que será muito sentida. O lateral-esquerdo Juan está servindo à seleção brasileira e não poderá atuar. Eltinho, seu reserva imediato, ainda não reúne condições ideais, segundo o técnico Caio Júnior, e nem viajou com o grupo.
Restou, portanto, o improviso. E as possibilidades são duas. O jovem meia Everton, que estreou bem no Fla-Flu, pode ser deslocado para o setor, assim como o lateral-direito reserva Luizinho, que já cumpriu a função em outras ocasiões e se saiu bem. Se Everton for o escolhido, Rubens Sambueza deve começar na meia.
"O Eltinho ficou muito tempo sem jogar, mais de um ano. Por isso, ainda está inseguro. Contra o Santos ele jogou e acabou não indo bem, exatamente por isso. Preciso preservá-lo, pois confio nele e sei que poderá nos ajudar no futuro. Devo mesmo improvisar o Luizinho ou até o Everton, que já jogou assim no Paraná Clube", explicou Caio.
As boas notícias ficam por volta dos retornos de Ibson e Airton, que estavam suspensos. Contudo, apenas o primeiro tem garantida a escalação entre os titulares. Airton deve mesmo ficar no banco de reservas.
Obina, que teve atuação pífia no empate em 2 a 2 com o Fluminense, pode perder a vaga. Com isso, Maxi Biancucchi ou Vandinho, recuperado de lesão, seriam as opções para compor o setor ofensivo ao lado de Marcelinho Paraíba.
O técnico do Figueirense, Paulo César Gusmão, tem problemas para escalar o time. Rodrigo Fabri, Magal e Marquinho foram até liberados pelo departamento, mas não devem ir a campo, para que não corram risco de voltar a sentir suas respectivas lesões. O lateral-esquerdo Diego, suspenso, não joga. Willian Matheus e Leandro Soares são as opções.
Em contrapartida, o lateral-direito Leo Matos está à disposição do treinador, após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. No último jogo, derrota por 2 a 0 para o Goiás, o técnico alvinegro escalou na posição Anderson Luis.
"A nossa situação é difícil, mas precisamos reagir. Temos de ter atitude, não adianta pedir desculpa. O torcedor vai cobrar sempre de nós, profissionais, e temos que acatar isso e sair com um bom resultado", disse o meia e capitão Cleiton Xavier.
UEIRENSE
Wilson; Leo Matos, Bruno Aguiar, Asprilla e Willian Matheus (Leandro Soares); Gomes, Leandro Carvalho, Ramon e Cleiton Xavier; Wellington Amorin e Rafael Coelho. Técnico: Paulo César Gusmão
MENGO
Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Luizinho (Sambueza); Jaílton, Ibson, Kleberson e Everton; Marcelinho Paraíba e Obina (Maxi ou Vandinho). Técnico: Caio Júnior. Técnico: Caio Júnior
Data: 03/09/2008 (quarta-feira)
Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Horário: 21h
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Comentários