Comitiva estadunidense visita Usina Barralcool em Barra do Bugres
Para o chefe do comitê agrícola dos Estados Unidos, Collin Peterson, uma das novidades que Mato Grosso apresenta a eles é a forma de aproveitamento da cana de açúcar, já que enquanto nos Estados Unidos uma plantação produz duas safras, em Mato Grosso é possível fazer sete colheitas de uma mesma plantação.
Outro ponto que chamou atenção dos estadunidenses foi a integração da usina na produção de álcool e biodiesel num mesmo espaço. “Viemos conhecer o potencial de Mato Grosso, estamos interessados tanto no modo de produção de etanol como a de biodiesel, já que Mato Grosso se destaca nessas áreas”, observou Peterson.
Para o secretário Pedro Nadaf, Mato Grosso desperta esse interesse dos americanos pelo papel fundamental na produção de etanol e biodiesel para todo mundo. “Os investidores americanos virão, pois estão tendo uma impressão extremamente positiva do nosso Estado, eles sabem das mudanças ocorridas nos últimos anos resultado dos investimentos em infra-estrutura”, afirmou.
Nadaf também destacou que os visitantes se interessaram pela maneira sustentável de produção em Mato Grosso. Na Barralcool, por exemplo, foi implantado um viveiro para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente. No local também é feito o controle de processos erosivos e recuperação de matas ciliares.
A comitiva deixou a cidade de Barra do Bugres a caminho do município de Sapezal, para conhecer fazendas de produção de grãos como milho e soja. Nesse município, os norte-americanos se encontrarão com o governador Blairo Maggi no início da noite dessa terça-feira.
Comentários