Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 28 de Agosto de 2008 às 18:09

    Imprimir


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse nesta quinta-feira que o crescimento da economia em 2008, projetado como superior a 5% pelo governo, deve permitir a expansão de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) estimada para o ano que vem. A previsão para o desempenho da economia em 2009, que consta da proposta de orçamento enviada na quarta-feira ao Congresso, é questionada por instituições financeiras, que consideram o valor muito otimista.

Paulo Bernardo fez as declarações ao chegar ao Ministério da Fazenda para a reunião para a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Segundo o ministro, é perfeitamente possível que o PIB se expanda conforme o previsto no Orçamento. "Neste ano, a economia deve ter crescimento superior aos 5% já previstos. Isso reforça ainda mais nossas previsões, porque no ano que vem a economia crescerá sobre uma base mais forte", afirmou Bernardo.

Sobre a inflação para o próximo ano, o ministro do Planejamento disse que, apesar de as projeções do mercado serem de um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acima do centro da meta (4,5%), o governo não poderia mandar um documento ao Congresso que não respeitasse os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (órgão responsável por fixar as metas de inflação do País).

No entanto, ele se disse convencido de que a inflação tem condições de convergir para o centro da meta já em 2009.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173929/visualizar/