Grupo Schincariol quer chegar a 100 franquias em 2012
O Grupo Schincariol pretende contar até 2012 com 100 franquias, sob as marcas Devassa, Eisenbahn e própria, de acordo com José Augusto Schincariol, membro do Conselho de Administração. "O foco da expansão das franquias é ampliar a participação de mercado da companhia no segmento premium", afirmou o executivo durante coletiva com a imprensa. Segundo ele, o crescimento anual das cervejas da marca premium chega a 80% no mercado brasileiro.
Para esse ano, estão previstas a inauguração de 10 novas franquias. A maior aposta é no Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro (Cumbica), em Guarulhos, na capital paulista, com seis unidades, que devem ser inauguradas até o início de outubro. Serão quatro franquias no embarque internacional (um bar Devassa e um Eisenbahn, em cada um dos dois terminais) e duas no embarque nacional (um bar Devassa em cada terminal).
Segundo ele, mais quatro unidades serão inauguradas no Rio de Janeiro, com as marcas Devassa e Eisenbahn, e dois bares próprios. "O faturamento do grupo com as franquias deve atingir R$ 30 milhões nesse ano", afirmou Schincariol, ressaltando que o grupo não faz projeções de quanto a expansão das franquias vai gerar em faturamento no futuro.
Aquisições
Em 2007, após a aquisição da marca Devassa, incluindo sua rede de franquias, a Schincariol constituiu uma nova empresa, chamada Sonar Serviços e Franquias, para administrar a área de franchising dentro do grupo. O faturamento no ano passado com as 10 franquias existentes atingiu R$ 12 milhões.
O foco da expansão das franquias é a região Sudeste, principalmente o interior de São Paulo. Schincariol afirmou ainda que na cidade de São Paulo foram mapeadas 16 áreas que podem receber o bar Devassa. Já com a marca própria, ele projeta que até 2012 pelo menos dois bares possam ser inaugurados anualmente.
As duas unidades com marcas próprias, a serem inauguradas até o final do ano, vão custar R$ 1,5 milhão, disse Schincariol, ressaltando que esse valor já está orçado dentro do plano de investimentos do grupo para 2008, de R$ 1 bilhão. O investimento dos investidores nos bares com as marcas Devassa ou Eisenbahn é de R$ 900 mil, sendo R$ 75 mil os custos da franquia. Os empresários pagam ainda 5% do faturamento bruto da unidade em royalties ao grupo.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor de franquias no segmento de alimentação cresceu 17% de 2006 para 2007, atingindo R$ 7 bilhões. "O potencial de consumo das pessoas vem aumentando significativamente e isso motiva a Schincariol a olhar com mais atenção para o segmento de franquias", ressalta Francisco Duarte, diretor-geral de franquias da Schincariol.
Comentários