TCU identifica desvio de recursos da Funasa
Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou um esquema entre integrantes da Associação de Servidores da Fundação Nacional de Saúde no Amapá (Asfunsap) e do setor financeiro da Funasa para desviar recursos da entidade.
Segundo apuração, pagamentos excessivos em favor da associação beneficiavam os envolvidos.
O TCU condenou a ex-chefe da equipe de orçamentos e finanças da Funasa/AP Ana Lúcia Ribeiro dos Santos, a ex-agente administrativa Zenilda Carmem da Silva Jardim e o ex-servidor Carlos Alberto Corrêa a pagar R$ 445.946,67, valor atualizado.
O presidente da Asfunsap, Erodi Pereira da Silva, e o tesoureiro, José Rogério Gama Machado, também também estavam envolvidos no esquema e deverão devolver a quantia.
De acordo com o relator do processo, ministro Ubiratan Aguiar, Zenilda Jardim afirmou que Corrêa, que já chefiou o setor financeiro e havia sido afastado por desvio de recurso público, levava as folhas de pagamento para casa e as devolvia prontas. O dinheiro pago a mais era dividido entre os envolvidos no esquema.
Todos também deverão pagar multas individuais de R$ 8 mil ao Tesouro Nacional no prazo de 15 dias. Cabe recurso da decisão. Cópia da documentação foi enviada à Procuradoria da República, uma vez que já foi feita ação penal contra os acusados.
Comentários