SP deve perder R$ 33 bi com trânsito, indica estudo
Segundo Cintra, o prejuízo acumulado com os congestionamentos somava R$ 11,1 bilhões em 2000 e, em 2004, era de R$ 19,3 bilhões. "A tendência é piorar", avisa. A única alternativa para o caos no trânsito, sugere, é a velha receita do transporte coletivo de boa qualidade e em disponibilidade suficiente.
Presente ao evento organizado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o ministro das Cidades, Marcio Fortes, concorda que São Paulo precisa no mínimo triplicar sua linha de metrô, hoje de apenas 60 quilômetros, mas informa que o anúncio do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC da Mobilidade, previsto para o fim do ano, pode atrasar.
"Dependemos da decisão sobre as cidades que vão sediar a Copa do Mundo em 2014, pois elas terão prioridade nas obras", afirma Fortes. O ministro diz que, para obras do Metrô, estão previstas verbas de R$ 3,5 bilhões, sendo que R$ 1 bilhão virá de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Parte do investimento também virá de empresas privadas.
Cintra diz que a cidade de São Paulo recebeu, de janeiro de 2003 a março deste ano, 683 carros a mais por dia. Só em automóveis, a frota atualmente é de 4 milhões de veículos. Com motos, caminhões, ônibus e outros veículos, chega aos 6 milhões. "Medidas como o rodízio já não surtem mais efeito", diz ele. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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