Ingerir vitamina B não afasta os mosquitos, revelam estudos
Mas a internet está cheia de anúncios de pílulas e suplementos que, teoricamente, afastariam esses insetos dos ímãs de mosquitos ambulantes. Um argumento generalizado é que, ao tomar vitamina B, ou usar adesivos ou outros produtos que contêm a vitamina, você consiga ficar livre dos insetos. Estudos realizados nos anos de 1960 sugerem que ingerir pequenas doses do suplemento três vezes ao dia durante a estação em que os mosquitos mais atacam ajuda a produzir um odor na pele que repele esses insetos.
No entanto, estudos mais recentes demonstraram que a afirmação, na verdade, não passa de um mito. Em um estudo publicado em 2005 na revista científica "Journal of the American Mosquito Control Association", cientistas fizeram que com um grupo de pessoas tomasse suplementos de vitamina B diariamente durante oito semanas, enquanto outro grupo tomava vitamina C e um terceiro grupo não tomava nenhum suplemento. Uma vez a cada 15 dias, os cientistas usaram enxames de mosquitos para analisar se os suplementos tiveram algum efeito. Apesar de cada pessoa atrair os mosquitos em graus muito diferentes, no geral não houve nenhuma evidência de que a vitamina B ajudou a afastar os insetos.
Outro estudo, realizado por cientistas no Brasil, administrou gotículas de vitamina B a animais e os expôs a mosquitos fêmeas (os únicos que picam). Os estudiosos não encontraram nenhuma diferença no grau de atratividade entre o grupo com vitamina B e o grupo controle.
O VEREDICTO: Estudos sugerem que a vitamina B não é um repelente eficiente de mosquitos.
Comentários