Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 12 de Agosto de 2008 às 16:23
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Quatro cães adestrados vão reforçar o combate ao tráfico de drogas no município de Campo Novo do Parecis (396 km a Noroeste de Cuiabá). O projeto, inédito em Mato Grosso, está sendo implantado pela delegacia da Polícia Judiciária Civil da cidade e visa dar mais eficiência ao trabalho policial nas ações de repressão a entorpecentes. Os animais foram adquiridos por meio de parceria da Polícia Civil com o comércio local.

Serão dois cães da raça Pastor Alemão, fêmeas, um Rottweller, macho, e outro Beagle, também fêmea. Os Rottweller serão utilizados na proteção e segurança e os demais por serem cães rastreadores serão empregados em ações de buscas e apreensão de drogas. O emprego de cães em operações policiais, nas rodovias e na abordagem de veículos, é uma das alternativas para combater o tráfico de drogas adotadas pela Polícia Civil local. O canil onde os animais ficarão instalados está sendo construído no pátio da delegacia e vai abrigar quatro box de início.

Dois cães foram adquiridos na capital Florianópolis, em Santa Catarina, e estão sendo treinados lá. A delegada Elaine Fernandes, titular de Campo Novo do Parecis, também esteve naquele Estado participando de um treinamento para condução de animais adestrados.

Conforme a delegada, a idéia é adotar o modelo seguido por Florianópolis que mantém um canil central e vários setoriais espalhados pelo Estado. Além do suporte técnico, a polícia de Florianópolis vai doar mais um cão à Polícia Civil de Campo Novo do Parecis que será utilizado no combate ao narcotráfico. “A intenção é fornecer filhotes para as demais unidades da polícia que quiserem implantar canis em suas sedes”, disse Fernandes.

Para a delegada, a chegada dos cães vai oferecer mais agilidade e eficácia nas investigações. “O olfato dos cães é milhões de vezes mais aguçado do que o do nosso. Vamos ganhar em tempo nas buscas”, disse “É uma ferramenta a mais no combate à criminalidade e sobretudo no tráfico de drogas”, completa.

Na próxima semana será realizado no município um curso intensivo destinado aos policiais que irão trabalhar com os cães. O curso inicia no dia 18, com duração de cinco dias, e é destinado ao aprendizado de técnicas para guia de cães farejadores de drogas. O curso será ministrado por um especialista de Florianópolis, com aulas teóricas e práticas. Na sexta-feira, dia 22, será realizado uma demonstração à comunidade do pontecial dos animais que serão utilizados nas investigações policiais.

A delegacia de Campo Novo do Parecis tem procurado ajudar a combater não apenas o tráfico de drogas, mas principalmente vem procurando evitar que os jovens sigam por um caminho que muitas vezes leva à morte. Este é o sentido da campanha “De cara limpa com drogas”, que iniciará nova etapa em outubro.





Fonte: Assessoria PJC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174987/visualizar/