São Paulo reencontra hoje o abalado Fluminense
Depois de uma emocionante partida, decidida apenas no último minuto, São Paulo e Fluminense se reencontram nesta quarta-feira, no estádio do Maracanã, às 21h50, agora pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O último confronto foi nas quartas-de-final da Copa Libertadores deste ano, no dia 21 de maio.
O São Paulo, atual bicampeão, está em seu melhor momento na competição nacional deste ano. Após a eliminação no torneio sul-americano, até chegou a sofrer o baque em algumas partidas do Brasileirão, mas se recuperou e agora ocupa a quarta colocação da tabela.
Já o Fluminense, se na época estava bem, conseguiu a vaga para as semifinais e acabou sendo vice-campeão continental, agora se encontra em situação complicada no Nacional. Depois de perder a decisão da Libertadores para a LDU do Equador, o time ainda sente o abalo. Está passando por uma péssima fase e é apenas o penúltimo colocado.
O time do Morumbi entrou pela primeira vez no G-4 na última rodada, depois de golear o Vasco por 4 a 0 em casa. "Foi difícil de chegar pela primeira vez, e agora para permanecer precisamos vencer o Fluminense. Se queremos ficar no G-4, além de fazer a lição de casa, temos de conseguir alguns pontos fora", explicou o zagueiro André Dias.
Mesmo com o atual momento do adversário, Muricy Ramalho não se engana: garante que será um jogo complicado. "Sempre é difícil enfrentar o Fluminense, pois é um time grande que precisa ser respeitado. Eles têm a necessidade da vitória, mas nós temos a nossa maneira de jogar, mesmo respeitando o adversáio."
Além dos ausentes anteriores - Borges e Miranda, se recuperando de lesão, e Alex Silva e Hernanes, na seleção brasileira olímpica -, o técnico Muricy Ramalho também não pode contar com o atacante Dagoberto, que levou o terceiro cartão amarelo e terá de cumprir suspensão. Por outro lado, os meio-campistas Zé Luis e Hugo voltam de suspensão.
Ainda abalado pela série de três derrotas consecutivas (Cruzeiro, Portuguesa e Internacional), o Fluminense tenta se reerguer. Com apoio da torcida, o objetivo é fazer do jogo contra o São Paulo ponto de partida para uma arrancada rumo ao alívio na tabela.
"Este duelo é muito importante. Pode ser o nosso marco, o começo de uma nova era para a equipe e para o treinador. É a possibilidade de o time ressurgir no Campeonato Brasileiro deste ano", frisou o atacante Washington, que terá um novo companheiro de ataque.
Dodô, que já tinha a reserva quase confirmada, pediu para não ser relacionado, alegando precisar se recuperar física e psicologicamente. Com isso, Somália está mais do que assegurado na frente. "O Dodô optou por isso e respeitamos. Mas atuar com Somália não tem muita diferença. Ele também é um artilheiro e um grande jogador. Já nos entendemos bem em campo", avaliou Washington.
Se não bastasse o pedido de dispensa, o técnico Renato Gaúcho terá outro problema. O volante Maurício, que jogou improvisado na lateral direita durante a derrota por 2 a 1 para o Internacional na última rodada, está suspenso. O alento é que Carlinhos, recuperado de lesão na coxa direita, está liberado e irá compor o setor.
FLUMINENSE
Fernando Henrique; Carlinhos, Luiz Alberto, Roger e Junior Cesar; Fabinho, Romeu, Darío Conca e Tartá; Washington e Somália. Técnico: Renato Gaúcho
SÃO PAULO
Rogério Ceni; Éder, André Dias, Rodrigo e Richarlyson; Zé Luis, Joilson, Hugo e Jorge Wagner; Éder Luis e André Lima. Técnico: Muricy Ramalho
Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Data: 06/08/2008 (quarta-feira)
Horário: 20h50
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa-RS)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Altemir Hausmann (Fifa-RS)
Comentários